casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios do Metabolismo

A intolerância à lactose é uma adaptação ao fator ambiental?

Não, a intolerância à lactose geralmente não é considerada uma adaptação a fatores ambientais. É mais precisamente descrita como uma condição fisiológica natural que resulta de uma diminuição ou ausência da enzima lactase no intestino delgado. A lactase é responsável por decompor a lactose, o principal açúcar encontrado no leite e nos produtos lácteos, nos seus componentes açúcares, glicose e galactose, que podem então ser absorvidos pela corrente sanguínea.

Quando indivíduos com intolerância à lactose consomem alimentos que contêm lactose, a lactose não digerida passa para o intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo sintomas como dor abdominal, distensão abdominal, gases e diarreia.

A prevalência da intolerância à lactose varia entre diferentes populações e grupos étnicos. É mais comum em certas regiões do mundo, como África, Ásia e partes do Sul da Europa, onde existe uma menor dependência histórica da produção leiteira e do consumo de leite. Nestas regiões, a produção de lactase pode ter diminuído gradualmente ao longo do tempo, à medida que as populações se adaptaram a dietas baseadas principalmente em outras fontes alimentares. No entanto, os factores genéticos, e não os factores ambientais, são os principais responsáveis ​​pelo desenvolvimento da intolerância à lactose.