casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Distúrbios do Metabolismo

Como funciona o Reblozyl para a anemia

Reblozyl (luspatercept-aamt) é um medicamento usado para tratar anemia em adultos com talassemia beta ou síndromes mielodisplásicas (SMD). Pertence a uma classe de medicamentos chamados ligantes da superfamília do fator de crescimento transformador beta (TGF-beta), que são proteínas que regulam o crescimento e a diferenciação celular.

Em pessoas com talassemia beta ou SMD, a medula óssea não produz glóbulos vermelhos saudáveis ​​em quantidade suficiente, levando à anemia. Reblozyl atua aumentando a produção de glóbulos vermelhos, estimulando o crescimento e a maturação dos precursores dos glóbulos vermelhos na medula óssea.

Aqui está uma explicação simplificada de como Reblozyl funciona:

1. Vinculação a Receptores :Reblozyl liga-se a receptores específicos na superfície dos precursores dos glóbulos vermelhos, conhecidos como células progenitoras eritróides, na medula óssea. Esses receptores são chamados de quinase 1 semelhante ao receptor de ativina (ALK1) e quinase 2 semelhante ao receptor de ativina (ALK2).

2. Transdução de Sinal :Uma vez ligado aos receptores, Reblozyl inicia uma cascata de sinalização dentro das células progenitoras eritróides. Esta via de sinalização ativa vários processos celulares que estão envolvidos no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos.

3. Aumento da produção de glóbulos vermelhos :A ativação de vias de sinalização leva ao aumento da proliferação, diferenciação e sobrevivência de células progenitoras eritróides. Como resultado, ocorre um aumento na produção de glóbulos vermelhos maduros na medula óssea.

4. Melhor fornecimento de oxigênio :Os glóbulos vermelhos recém-produzidos entram na corrente sanguínea e transportam oxigênio por todo o corpo. Isso ajuda a aliviar os sintomas da anemia e a melhorar a saúde geral dos indivíduos com talassemia beta ou SMD.

Reblozyl demonstrou ser eficaz na redução da necessidade de transfusões de sangue e na melhoria da qualidade de vida em pessoas com anemia causada por beta talassemia ou SMD. No entanto, é importante notar que Reblozyl pode ter efeitos secundários e não é adequado para todas as pessoas. Só deve ser usado sob a supervisão de um profissional de saúde qualificado.