A dor causada por cólica biliar mais comumente ocorre várias horas após uma refeição , especialmente uma refeição rica em gordura. É uma dor constante , que piora gradualmente , embora , geralmente, dura apenas cerca de uma hora . Em alguns casos , a dor pode durar várias horas . Pode ser leve ou grave , e é mais uma dor maçante do que uma dor aguda . Cólica biliar não é geralmente associada a outros sintomas.
Identificação
biliar cólica é diagnosticada com base em uma descrição da dor dada a um médico. Uma vez que tenha sido estabelecido que você tem cólica biliar , é muito mais fácil para um médico para diminuir as possíveis causas de seu desconforto. Um ultra-som pode ajudar a determinar a causa da dor , especialmente se for um resultado de cálculos biliares . Seu médico também pode querer realizar exames de sangue , especialmente se você tiver outros sintomas ( como febre ) ou a sua dor não vai embora depois de várias horas .
Significado
cólica biliar é mais comumente causada por cálculos biliares. Os cálculos biliares são comuns, mas a maioria das pessoas que os têm não sentir cólica biliar ou outros sintomas. Em geral , os cálculos biliares são considerados de pouca importância , a menos que eles produzem sintomas . Um único episódio de cólica biliar não pode exigir tratamento para além da observação, mas reduzir a ingestão de gordura na dieta e perda de peso (se você está acima do peso ) pode fazer cólica biliar recorrente menos provável .
Considerações
dor ou desconforto no lado direito do abdômen , nem sempre é resultado de uma cólica biliar . O seu médico pode considerar outros problemas ao avaliar você para essa condição. Algumas outras condições que podem imitar cólica biliar incluem apendicite , infecções do fígado, como hepatite e problemas com o pâncreas ou intestinos .
Prevenção /solução
A maioria das pessoas que experimentam cólica biliar tem cálculos biliares e são tratados como tal. Além de dietas com baixo teor de gordura e perda de peso , os tratamentos incluem cirurgia , medicamentos e ajustes de estilo de vida . A cirurgia laparoscópica para remover a vesícula biliar é o tratamento mais comum de segunda linha; é mais eficaz do que medicamentos e funciona muito mais rapidamente. Se você não conseguir fazer uma cirurgia , o médico pode usar medicação que dissolve cálculos biliares. No entanto, a medicação pode ser muito caro, levar um longo tempo para trabalhar, e nem sempre é uma solução permanente para o problema.