Embora Dolly foi o primeiro mamífero a ser clonado utilizando células adultas , os cientistas clonaram plantas, anfíbios e vacas com células embrionárias. Mesmo gêmeos idênticos são considerados clones embrionárias. Na verdade, os cientistas que criaram Dolly clonado duas outras ovelhas , Megan e Morag , a partir de células embrionárias de um ano antes de Dolly.
Processo
O mundo não descobrir sobre a clonagem de Dolly , até um ano depois de seu nascimento . Os cientistas do Instituto Roslin tentou 277 vezes para clonar ovelhas a partir de células adultas e Dolly foi o único sucesso. Tomando o núcleo de uma ovelha Finn Dorset , os cientistas reprogramadas as células do doador para mantê-los vivos, mas cessar o processo de crescimento . Eles então injetaram as células em um óvulo sem núcleo . Então, eles usaram eletricidade para fundir as células. Após a cultura da célula ovo por uma semana, eles implantaram -lo em um substituto, uma ovelha Blackface escocesa.
Vida
Dolly passou toda a sua vida no Instituto Roslin , sob a observação de cientistas . Eles lhe permitiu cruzar com um carneiro e ela tinha seis cordeiros . Toda a sua prole foram consideradas ovelha normal. Após 5 anos , Dolly começou a sentir problemas com a caminhada . Ela foi diagnosticada com artrite e os cientistas colocá-la sobre as drogas anti- inflamatórias.
Morte
Cientistas do Instituto Roslin Dolly colocar para dormir , em 2003, depois que a diagnosticou com doença pulmonar progressiva . Death at a idade de seis é jovem para os ovinos e os especialistas culparam o processo de clonagem para o início da partida. No entanto, os cientistas do Instituto Roslin acreditam que o processo de clonagem não é responsável. Mas , a pesquisa constatou que, desde as células do doador veio de uma ovelha de 6 anos de idade , que o DNA de Dolly era " mais velho" do que a de um cordeiro recém-nascido. As ovelhas média vive cerca de 12 anos .
Além Dolly
Os cientistas continuam a clonar mamíferos desde a ovelha Dolly . Em 2005, um cientista da Coreia clonado o primeiro cão. Em 2009, um cientista espanhol anunciou a clonagem do Pirinéus Ibex , um animal extinto desde 2000. Embora o bebê Ibex morreu logo após o nascimento de um defeito de pulmão , o seu DNA tinha vindo de uma amostra de tecido congelado , aumentando as esperanças de que os animais em extinção e extintos pode ser ressuscitado no futuro.