Todos os quatro tipos de sintomas comuns partes prostatite , como dor ao urinar; dor na parte inferior das costas , virilha , abdômen e períneo ( área entre o pênis eo reto ); micção freqüente ea necessidade urgente de urinar; e ejaculações dolorosas. O correto diagnóstico é baseado nos sintomas específicos do tipo que estão presentes e por meio de uma série de testes , como um teste de urina e sêmen , exame de toque retal e cistoscopia .
Dos quatro tipos de prostatite , prostatite bacteriana aguda é causada por uma infecção . Os sintomas imitam aqueles encontrados em um resfriado ou uma gripe , como febre, calafrios, náuseas e vômitos.
Prostatite bacteriana crônica é semelhante a prostatite bacteriana aguda. O principal sintoma é freqüentes infecções do trato urinário , enquanto os sintomas comuns podem se apresentar como leve, grave ou não.
Prostatite crônica é considerada crônica se os sintomas duram mais de três meses .
Assintomática prostatite inflamatória apresenta nenhum sintoma e geralmente é descoberto apenas por acaso , durante um exame físico de rotina.
Tratamento para aguda e crônica bacteriana prostatite
Dado que a causa da aguda e prostatite bacteriana é uma infecção bacteriana , o tratamento é a administração de antibióticos , tais como Bactrim , Cotrim e Levaquin . Estes podem ser tomados por via oral ou , no caso de sintomas mais graves , através de injeções , eo curso de tratamento duram tipicamente duas a quatro semanas .
Para prostatite crônica bacteriana , os antibióticos ainda são usados . No entanto, o curso do tratamento provavelmente será mais longo, e um outro curso pode ser necessário após a conclusão se a infecção retorna.
Tratamento para prostatite crônica
dada a falta de uma causa específica , prostatite crônica e dor pélvica crônica é mais difícil de tratar do que a prostatite bacteriana. Como tal , há uma variedade de métodos com que tratar os sintomas e, finalmente, proporcionar alívio .
Enquanto medicamento padrão , tais como anti-inflamatórios não- esteroidais (aspirina ou ibuprofeno) são recomendados para ajudar a proporcionar alívio de menor dor e desconforto , o seu uso deve ser utilizado sob a orientação de um médico por causa da possibilidade de efeitos colaterais , como dor abdominal, sangramento intestinal e úlceras.
bloqueadores alfa como Uroxatral e Cardura são frequentemente utilizados , como eles funcionam através do relaxamento do pescoço da bexiga e as fibras musculares encontrados onde a bexiga se une à próstata . Isto pode proporcionar alívio de alguns dos sintomas associados com a micção , apesar de alguns efeitos secundários comuns incluem dores de cabeça e uma diminuição na pressão sanguínea .
Um outro método de tratamento , e , talvez, um menos inclinado a ser utilizados pela maior parte dos machos , é a massagem de próstata. Apesar de seguro, MayoClinic.com declara que os peritos estão em desacordo sobre a eficácia desta forma de tratamento.
Casa e Tratamento alternativo
Não pretende ser uma cura, há uma série de tratamentos baseados em casa e alternativas que podem ser utilizadas para aliviar a dor e desconforto associados a prostatite . Estes incluem a imersão em um banho quente , evitando alimentos condimentados , álcool e cafeína, e sentado em uma almofada macia ou travesseiro.
Duas formas de tratamento alternativo incluem biofeedback e acupuntura. Biofeedback é o lugar onde um médico conecta uma máquina para o paciente usado para medir a função do corpo. Através deste o médico eo paciente pode ver que ações específicas podem agravar a dor e tomar as medidas apropriadas .
A acupuntura é uma forma de medicina chinesa que envolve a inserção de pequenas agulhas na pele para controlar a dor . De acordo com Acufinder.com , uma série de estudos têm sido realizados sobre a eficácia da acupuntura no tratamento de sintomas de prostatite , todos os quais têm mostrado que é um tratamento complementar eficaz e adequado.
UrologyChannel.com lista uma vasta variedade de suplementos que podem ser tomadas para ajudar a aliviar a inflamação ou servir como apoio a outros medicamentos. Estes incluem bromelina (propriedades anti- inflamatórias) , vitaminas C e E , selênio ( antioxidante ) e farinha de linhaça . Um suplemento altamente recomendado é de zinco, que não só ajuda a prevenir a infecção , mas também é concentrada e liberada pela próstata .