Um vector de expressão é uma molécula independente , circular que contém ADN auto -replicante . A finalidade de um vector de expressão é a introdução de um gene específico para uma célula alvo . Um vetor de expressão induzida contém um interruptor, ou indutor , que pode regular o nível ea duração da expressão do gene.
Características
O vetor de expressão induzida deve ser eficiente , o que significa que deve ser capaz de penetrar no tecido ou órgão desejado .
o vector de expressão indutível devem ser não - tóxicos , o que significa que não deve danificar ou destruir tecido ou órgãos que vai entrar .
o vetor de expressão induzida deve ser não imunogénico , o que significa que não deve causar uma resposta imunológica no organismo, que pode destruí-lo.
Indutores
Há uma grande variedade de promotores ou indutores que os pesquisadores usam para transformar a expressão do gene ligado e desligado. Alguns são forças externas , tais como ser dependente de uma substância como um antibiótico. Isto pode causar problemas , tais como efeitos secundários dos antibióticos . Não são promotores indutíveis de radiação , que são desejáveis para tratamentos contra o cancro . Os investigadores estão ainda a criação de um promotor sensível à hipóxia para isquemia do miocárdio (ataque cardíaco) . Um futuro que inclui este tipo de indutor seria emocionante , como um vetor de expressão como esta teria a capacidade de permanecer dormentes por meses ou anos até que a expressão do gene é ligado pelo sintoma .
Tipos
Existem vários tipos de vectores de expressão indutiveis , mas existem dois tipos principais : virais e não virais . Os vectores virais são frequentemente usados porque são eficientes . Eles podem entrar nas células de modo simples, por conseguinte, a entrega do seu material genético para as células alvo . Embora um vector viral é feita a partir de um agente patogénico virai humano , os genes virais essenciais têm sido suprimido , tornando-o não patogénico ( o que significa que não irá causar doença ) . Os vectores não virais normalmente usar lípidos (gorduras) ou polímeros como transportadores , e eles foram desenvolvidos como uma solução mais seguras aos vectores virais . Criando um vetor não- viral que pode penetrar a célula-alvo é mais difícil, mas existem vários vetores não-virais de sucesso.
Use em Gene Therapy terapia
Gene é um campo científico específico que envolve a inserção de um gene em células de restaurar uma função ausente ou fornecer à célula uma nova função . Os vectores de expressão indutíveis são amplamente utilizadas em terapia genética . A investigação no campo da terapia genética está fazendo grandes avanços na busca de tratamentos para doenças, incluindo câncer , diabetes, artrite e doença de Parkinson.