As reações metabólicas que geram energia são chamados de catabolismo. Este processo começa durante a digestão quando os nutrientes são divididos em glicose, aminoácidos e ácidos graxos que podem ser absorvidos para a corrente sanguínea . No entanto , eles ainda não estão em uma forma química que pode ser usado no nível celular . Eles precisam ser convertidos em ATP.
ATP
ATP é a sigla para o trifosfato de adenosina . ATP é a forma química de energia utilizada por todas as células do corpo. Como ele é usado, ele se rompe e é reciclado para ser usado novamente para a produção de mais ATP. Respiração
respiração celular
celular é o metabólico processo que converte energia bioquímica de glicose em ATP. Isto é conseguido através de uma série de reacções químicas, conhecidas como reacções de oxidação e redução . Durante a oxidação , as moléculas perdem hidrogênio e elétrons. A redução é a reação oposta em que outra molécula ganha a hidrogênio e elétrons. A respiração celular é um processo químico complexo que tem três fases: . Glicólise, o ciclo de Krebs ea cadeia de transporte de elétrons
glicólise
Nesta fase , a glicose passa por um série de reacções químicas que resultam na conversão de cada molécula de glicose em duas moléculas de piruvato . Duas moléculas de ATP também são liberados. Não glicólise não necessitam de oxigênio para produzir piruvato , mas o que acontece a seguir depende disso. Na presença de oxigênio , o piruvato entra em uma reação em que atribui à coenzima A e torna-se acetil- coenzima A. Deve ser dessa forma para entrar no ciclo de Krebs .
O Ciclo de Krebs
Acetil- coenzima A entra na mitocôndria da célula eo Ciclo de Krebs começa. Durante esta fase, a acetil- coenzima A combina com ácido oxaloacético para formar o ácido cítrico , que é por isso que o ciclo de Krebs é também chamado ciclo do ácido cítrico . As moléculas de ácido cítrico a passar por uma série de reacções , em que os ácidos são oxidados ( perder hidrogénio ) e o hidrogénio é captado pelo coenzimas . O hidrogênio , na forma de NADH e FADH , entra na próxima fase .
Sistema de Transporte Electron
O sistema de transporte de elétrons é uma outra série de reações químicas no qual o hidrogênio perde elétrons e que atribuem a proteínas chamadas citocromos . Em cada etapa da reação , os citocromos passar por reações de oxidação-redução , que permitem a cada um dar o seu elétron para o próximo na cadeia . Toda vez que um elétron é transferido , a energia química é liberada na forma de ATP. Como os elétrons atingem o fim do sistema de transportes, que atribuem ao oxigênio.
Fato interessante
Durante o exercício o corpo precisa de uma grande quantidade de energia de forma rápida e aumenta a respiração celular para manter o ritmo . Se o suprimento de oxigênio não é suficiente para manter-se com a taxa de respiração celular , o resultado é o piruvato que não pode se mover para a próxima fase . Este excesso de piruvato é convertido em ácido láctico . Quantidades moderadas de ácido láctico extras são facilmente tamponado pelo corpo, mas se muito ácido lático se acumula, mecanismos de proteção kick- in. O resultado é aumento da respiração ( falta de ar) e um acúmulo de ácido láctico nos músculos , o que leva à fadiga e dor muscular.