Um acetaminofeno (Tylenol) overdose pode causar danos ao fígado. A quantidade de lesão do fígado depende da dose ingerida . Em os EUA eo Reino Unido, a principal causa de insuficiência hepática início rápido é overdose de paracetamol . As pessoas que estão em um risco aumentado de danos no fígado resultante de altos níveis de ingestão de paracetamol são aqueles que bebem álcool regularmente , as pessoas desnutridas e pessoas que tomam paracetamol junto com fenitoína ( Dilantin ) , carbamazepina ( Tegretol ) , fenobarbital ou isoniazida ( Nydrazid , Laniazid ) .
colesterol medicamentos
medicamentos de estatina são usados para reduzir o colesterol "ruim" para prevenir ataques cardíacos e derrames . A lesão hepática é rara, mas as estatinas podem causar discretas elevações de enzimas hepáticas , como ALT e AST . Exemplos de estatinas incluem atorvastatina ( Lipitor ) , sinvastatina ( Zocor ) , lovastatina ( Mevacor ) , pravastatina ( Pravachol ) e rosuvastatina ( Crestor ) . Devido ao pequeno risco de lesão hepática grave , a FDA recomenda que os pacientes têm exames de sangue de enzimas hepáticas realizados antes de iniciar os medicamentos de estatina , novamente 12 semanas após o início do tratamento e depois periodicamente.
Niacina é um outro medicamento usado para tratar o colesterol elevado e pode causar aumento das enzimas do fígado, amarelecimento da pele e, raramente, insuficiência hepática. O nome genérico para niacina é o ácido nicotínico . As pessoas que bebem regularmente e aqueles com doença hepática pré-existente, estão em maior risco de danos ao fígado. A forma de liberação prolongada de niacina é mais susceptível de causar danos ao fígado do que a forma de libertação imediata .
Cordarone
Cordarone é um medicamento prescrito para irregular ritmos cardíacos . O nome genérico do Cordarone é amiodarona . Cordarone pode causar elevação das enzimas hepáticas , insuficiência hepática e cirrose irreversível rápida . Menos de 1 por cento dos pacientes estão em risco de dano hepático grave. Danos no fígado pode ocorrer mesmo após o medicamento é descontinuado porque Coradarone é armazenada no fígado . Lesão hepática grave pode resultar na necessidade de um transplante de fígado.
Metotrexato
Metotrexato é receitado para pessoas com artrite reumatóide , psoríase, artrite psoriática e doença de Crohn. As marcas de metotrexato são Rheumatrex e Trexall . Esta medicação pode causar a cirrose hepática , dependendo da dose prescrita . Pessoas que bebem álcool regularmente , que são obesos e aqueles com doenças hepáticas pré- existentes têm um risco aumentado de cirrose ao tomar metotrexato.
Antibióticos
certos antibióticos , tais como isoniazida , nitrofurantoína e Augmentin pode causar problemas de fígado . Outros antibióticos que podem causar danos ao fígado são minociclina e Cotrimoxazole .
Isoniazida é um medicamento utilizado para tratar a tuberculose. Este medicamento pode causar elevação das enzimas do fígado leve e pode causar hepatite induzida por isoniazida em 1 a 2 por cento dos pacientes . O risco de danos no fígado aumenta quando é tomado com isoniazida e rifampicina Tylenol .
Nitrofurantoína é um antibiótico usado no tratamento de infecções do trato urinário. Este medicamento pode causar elevação das enzimas hepáticas e início súbito e doença hepática crônica. Em casos raros, pode causar nitrofurantoína nitrofurantoína hepatite.
Augmentin é um antibiótico usado para tratar infecções bacterianas. Este medicamento raramente pode causar colestase induzida por Augmentin que pode resultar em cirrose , insuficiência hepática e transplante de fígado.
NSAIDs
NSAIDs , medicamentos anti- inflamatórios não esteróides , são usados para inflamações articulares e ósseos relacionados. Exemplos de NSAIDs são ibuprofeno ( Motrin ) , diclofenac ( Voltaren ) , indometacina ( Indocin ) , naproxeno ( Naprosyn ) , nabumetona ( Relafen ) e piroxicam ( Feldene ) . Estes medicamentos são geralmente seguro quando usado corretamente, mas pode piorar a função hepática em pessoas com doença hepática avançada e cirrose. Doença hepática do uso de AINE é raro, mas diclofenaco carrega um risco ligeiramente maior para a produção de hepatite.
Outros medicamentos
Tacrine ( Cognex ) é prescrito para o tratamento da doença de Alzheimer. Este medicamento pode causar aumento das enzimas hepáticas e, raramente, hepatite e sérios danos ao fígado . Dissulfiram ( Antabuse ) é usado no tratamento de alcoolismo e pode causar um início súbito de hepatite , que pode levar à insuficiência hepática aguda e transplante de fígado.