Os antibióticos são um dos tratamentos mais utilizados para osteomielite. Antes de iniciar o tratamento com antibióticos , o médico terá de determinar que tipo de bactéria ou fungo está causando a infecção. Para determinar isto , uma biópsia de tecido ósseo, podem ser necessários . Ao contrário, com infecções bacterianas e fúngicas , as pessoas com osteomielite normalmente precisa receber antibióticos por via intravenosa. No entanto , em alguns casos, os antibióticos orais podem ser suficientes para o tratamento . A maioria dos pacientes com osteomielite vai precisar de um curso de quatro a seis semanas de antibióticos. Em casos de osteomielite crônica , o tratamento com antibióticos pode ser necessário para o resto da vida do paciente.
Cirurgia
Normalmente, antibióticos e cirurgia são usados em conjunto para tratar pacientes com osteomielite , embora alguns doentes podem não necessitar de cirurgia ou pode não ser capaz de tolerar. O tipo de cirurgia um paciente irá sofrer é dependente do osso afectado . A maioria dos procedimentos cirúrgicos são realizados na tentativa de drenar a área que circunda o osso infectado, restaurar o fluxo de sangue ao osso , remove o tecido ósseo doente e /ou remover objetos estranhos , tais como placas e parafusos cirúrgicos . Alguns pacientes podem também precisa ter placas e parafusos cirúrgicos inseridos no osso afetado , a fim de estabilizá-lo. Pacientes
Prognóstico
Osteomielite que têm a infecção corretamente diagnosticada e tratada precocemente pode esperar para fazer uma recuperação completa. Os pacientes com osteomielite crônica são mais propensos a continuar a ter complicações em decorrência da infecção, mesmo quando a cirurgia é realizada para corrigir o problema. Em casos raros , a amputação pode ser necessária em casos de osteomielite crônica. A amputação é mais comum em pessoas que têm diabetes ou má circulação sanguínea.