Clindamicina é um antibiótico de lincomicina que funciona alvejando as bactérias que causam uma infecção e , em seguida, interferindo com a sua capacidade de fabricar as proteínas necessárias para que sobrevivam . Quando isso acontece , as bactérias morrem e que a infecção desaparece . Ao tomar a clindamicina , é importante tomar toda a medicação prescrita para assegurar a infecção não retorna .
Como levá-la
clindamicina está disponível em várias formas . É mais freqüentemente tomado por via oral , em forma de pílula. É mais eficaz quando é tomado à mesma hora todos os dias . Pode ser tomado com ou sem alimentos , mas deve sempre ser tomado com um copo cheio de água. A dosagem ea frequência com que devem ser tomadas dependerá do paciente e da condição em que está tratando , mas siga sempre as instruções do seu médico.
Não graves efeitos colaterais
Muitas pessoas não vão sentir quaisquer efeitos secundários quando se toma a clindamicina , mas alguns podem desenvolver náuseas, vômitos e diarréia leve . Estes efeitos secundários são comumente associados com antibióticos e não são motivo de preocupação.
Efeitos secundários graves
Em casos raros , as pessoas que tomam a clindamicina pode desenvolver grave, possivelmente vida ameaçando efeitos colaterais que requerem tratamento médico imediato . Se você notar qualquer um dos seguintes efeitos, pare de tomar o medicamento e contacte o seu médico imediatamente: icterícia; diminuição da urina; fezes com sangue ou alcatrão; um corrimento vaginal anormal ou coceira vaginal ou odor; vermelha, inchada , descamação ou pele empolada; dores de estômago severa ou dor; inchaço ou dor nas articulações; e diarreia grave ou persistente.
Avisos
Embora a maioria das pessoas pode tomar com segurança clindamicina , alguns não deve levá-lo, inclusive as mulheres que estão grávidas ou amamentando , aqueles que têm diarréia e aqueles que são alérgicos a tartrazina . Pessoas com problemas de fígado, do intestino ou do estômago também não deve tomá-lo . Antes de tomar a clindamicina , não se esqueça de falar com seu médico sobre quaisquer problemas de saúde que você tem.
Interações Medicamentosas
Tal como acontece com muitas drogas , a clindamicina é conhecido por interagir com outras medicamentos. Por exemplo, pessoas que tomam com relaxantes musculares não- despolarizantes ou succinilcolina são mais propensos a experimentar efeitos colaterais dessas drogas . Clindamicina também podem ser menos eficazes com tomadas juntamente com eritromicina . Sempre certifique-se de discutir quaisquer outros medicamentos que está a tomar com o seu médico e farmacêutico.