A gripe H1N1 é um vírus que circula em todo o mundo a partir de 2009 que é semelhante ao vírus da gripe que normalmente circulam em suínos. A Organização Mundial de Saúde identificou-o como uma pandemia em 11 de junho de 2009 ( ver referência 2).
H1N1 se espalha a partir de humano para humano , da mesma forma que outras gripes sazonais fazer. Ela pode ser passada através de um espirro ou uma tosse por um indivíduo infectado, ou por um indivíduo não infectado tocar uma superfície contaminada pelo vírus e , em seguida, tocar o nariz ou a boca .
Prevenção
Uma vacina para o vírus H1N1 2009 está em produção e pode estar pronto no segundo semestre de 2009, para distribuição pública.
a forma mais importante para evitar contrair ou transmitir o vírus H1N1 agora é a lavagem regular das mãos . Lave as mãos com água morna e sabão frequentemente , esfregando por pelo menos 10 segundos. Se sabão e água não estiverem disponíveis, substituir um desinfetante para as mãos à base de álcool . Esfregue-o em suas mãos até que eles se sentem seco.
Evite o contato com pessoas doentes e tocar sua boca, nariz e olhos.
Se tiver H1N1, cobrir o nariz ea boca com um lenço quando espirrar ou tossir , então jogue o lenço fora e limpar as mãos .
Se você está infectado , você deve ficar em casa , se possível, até 24 horas após a febre diminuiu , exceto para procurar assistência médica .
Tratamento
medicamentos anti- virais podem diminuir os sintomas e acelerar a recuperação da gripe H1N1 como com outras gripes . O CDC recomenda oseltamivir ou zanamivir para o H1N1 de 2009. Atualmente, a prioridade para essas drogas vai para aqueles com casos mais graves e aqueles que têm uma condição de saúde que os coloca em maior risco do que a população em geral. Isto inclui as pessoas com mais de 65 anos , menores de 5 anos de idade , mulheres grávidas e algumas pessoas com outras condições crônicas de saúde , como diabetes , doença renal, asma e doenças cardíacas.