câncer de nasofaringe , a parte superior da garganta, geralmente começa nas células escamosas , que são as células achatadas que revestem a nasofaringe. Esta parte da garganta é onde as passagens nasais e da orelha juntar o trato respiratório superior . Esta condição pode ser difícil de tratar , porque a cirurgia para remover tumores cancerígenos não é recomendado por causa da proximidade de outros órgãos vitais.
Sintomas
sintomas às vezes associado com carcinoma nasofaríngeo incluem um nódulo indolor ( linfonodo inchado ) no pescoço, secreção sanguinolenta pelo nariz , congestão nasal de um lado do nariz, perda de audição em um ouvido , infecções de ouvido crônicas , dores de cabeça , visão dupla e dor no rosto e pescoço .
causas
Pouco se sabe sobre o que causa o carcinoma nasofaríngeo , mas a pesquisa mostra que as pessoas que contraíram o vírus Epstein- Barr têm um risco maior de desenvolver este tipo de câncer .
Complicações
Tal como acontece com outros tipos de câncer , carcinoma nasofaríngeo pode se espalhar rapidamente para outros órgãos e partes do corpo . Na maioria dos casos, o câncer se espalha para os linfonodos próximos e garganta. Às vezes, as células cancerosas viajar mais longe , atacando os ossos e medula óssea, pulmões ou fígado. Carcinoma nasofaríngeo pode causar condições paraneoplásicas , problemas indiretamente causados por células cancerosas, que ocorrem em outras partes do corpo, como problemas neurológicos, problemas articulares ou musculares.
Diagnóstico
Se o médico suspeita de carcinoma de nasofaringe, ele irá se referir o paciente para um especialista em ouvido, nariz e garganta , conhecido como um otorrinolaringologista , que sabe como detectar anormalidades na região. Após um diagnóstico confirmado o médico muitas vezes ordena vários outros testes para determinar o estágio do câncer . Estes testes incluem tomografia computadorizada, biópsia de linfonodo e radiografia de tórax , bem como ressonância magnética, PET e tomografia computadorizada .
Tratamento
tratamento para essa condição é muito como tratamento para outros tipos de câncer e que normalmente envolve uma combinação de radioterapia e quimioterapia. Radiação destrói células cancerosas. Durante o tratamento com uma máquina transmite feixes para a área do corpo onde o cancro foi encontrado . Os pacientes geralmente sofrem radiação , cinco dias por semana, durante cerca de seis ou sete semanas. Quimioterapia funciona através da introdução de medicamentos especiais para matar o câncer no corpo, para atacar células cancerosas em qualquer lugar eles são encontrados no corpo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , os cânceres pequenos são considerados curáveis com taxas de sobrevivência entre 80 e 90 por cento, e os cânceres de tamanho moderado têm taxas de sobrevida que variam entre 50 e 70 por cento.