Enquanto a maioria das pessoas que sofrem de palpitações do coração são completamente saudável, essas sensações irregulares pode ser problemático se a palpitação é o resultado de uma fibrilação ventricular , que é uma forma de arritmia que faz com que a menor duas câmaras do seu coração a tremer ou bater fora do tempo com as duas câmaras superiores . Uma vez que o coração não está batendo corretamente, o fluxo de sangue dentro do seu corpo pode diminuir (ou mesmo cessar ) , causando uma queda na pressão arterial e possíveis danos a seus outros órgãos. Isso pode levar a insuficiência cardíaca , uma parada respiratória e até morte.
Fibrilação Atrial
Outra forma potencial em que uma palpitação cardíaca pode ser perigoso é se é causado por uma fibrilação atrial . Muito parecido com uma fibrilação ventricular, as câmaras do coração bater fora do tempo com os outros. Mas em vez de as duas câmaras inferiores batendo de forma irregular; é as duas câmaras superiores que são afetadas pela doença. Quando isso ocorre, você está em maior risco de sofrer um acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca.
Taquicardia
A palpitação cardíaca também pode ser perigosa quando é causado por uma condição conhecida como taquicardia . Com este tipo de batimento cardíaco irregular, seu coração bate em um ritmo significativamente mais rápido do que o normal , o que pode , eventualmente, perturbar a sua função geral. Isso pode levar a insuficiência cardíaca , ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Se esta condição é isolado para a parte inferior do seu coração , que pode causar morte súbita.
Bradicardia
No outro lado de taquicardia, uma palpitação cardíaca pode ser perigosa quando é provocada por uma condição conhecida como bradicardia . Neste tipo de batimento cardíaco irregular, seu coração realmente bate como uma taxa significativamente mais lento do que o normal . Com a redução das contrações do coração , o fluxo sanguíneo é muito limitado , privando o corpo de oxigênio e nutrientes. Isso também pode
levar a insuficiência cardíaca , parada cardíaca e morte.
Pressão Alta
Quando palpitações são devido à pressão arterial elevada, a sua ocorrência pode ser uma causa para alarme. Muitas vezes referida como a hipertensão, a pressão arterial sofre um aumento que pode colocar pressão desnecessária sobre o coração , fazendo-a bater irregularmente . Com este ritmo irregular , especialmente por períodos prolongados de tempo , o fluxo de sangue pode ser reduzido ao cérebro e outros órgãos , bem como o coração , o que leva a uma insuficiência cardíaca , danos no tecido ou acidente vascular cerebral .