As varreduras do osso são utilizados para fins diferentes. Eles são utilizados para identificar as células cancerígenas que crescem dentro dos ossos e avaliar a eficácia do tratamento do cancro , antes e após os tratamentos são administrados . Além disso , exames ósseos podem ser utilizados para avaliar o trauma osso onde os raios -X normais não irá funcionar , localizar fracturas que são difíceis de encontrar , determinar a idade de fracturas , e detectar ou avaliar infecções dentro do osso . Além disso , exames ósseos podem ser utilizados para detectar a causa da dor óssea que é inexplicável e para detectar certas doenças do osso , tais como a artrite , tumores ou doença de Paget .
Processo
O processo de digitalização osso começa com a injeção de uma substância conhecida como radionuclídeo . Ele é injectado dentro do corpo através do uso de uma agulha numa veia , por onde passa directamente para a corrente sanguínea . Há um pouco de dor associada com esta parte do processo . Radionuclídeos é uma substância radioativa que se acumula em áreas do osso afetadas por uma das condições já mencionadas . A substância coleta nessas áreas - ou "pontos quentes" - e emite raios gama. Os raios gama são captados por uma câmera de imagens que varre lentamente o corpo e permite que os radiologistas ver partes dos ossos que não são visíveis em um raio- X normal.
Resultados
Os resultados de uma varredura do osso são normais ou anormais. Em um resultado normal, o exame irá revelar uma distribuição uniforme da substância radioativa. Esta distribuição uniforme cinza aparecerá em todas as áreas da imagem. Em um resultado anormal , haverá maior acúmulo da substância radioativa em algumas áreas, enquanto que haverá diminuição da acumulação em outras áreas. As áreas de maior acumulação são chamados de "pontos quentes" e áreas de diminuição da acumulação são chamados de " pontos frios ". Os "pontos quentes" são onde a atenção está focada , porque a substância vai se acumular em áreas onde o problema se apresenta durante o processo.
Riscos
Os riscos de ter uma cintilografia óssea realizada são mínimas. Há uma pequena quantidade de dor quando a substância é injectada no corpo . No entanto , o material radioactivo usado não apresente uma pessoa com um alto grau de exposição à radiação que requer tratamento . Há também um pequeno risco de que um paciente pode ter uma reação alérgica à substância injetada uma vez . Isso normalmente acontece em pessoas que são alérgicas a medicamentos , corantes de contraste , mariscos e látex. Se um paciente for alérgico a um desses, ele deve notificar o seu médico e discutir os riscos . Outros riscos existem para mulheres grávidas e mães que estão a amamentar , e eles devem discutir possíveis riscos com seus médicos. Pode haver outros riscos , bem de outras condições médicas , e os pacientes devem abordar as preocupações com o seu médico antes de ter o scan completo.
Após o procedimento
Porque o procedimento leva algum tempo para executar e os pacientes devem estabelecer o tempo todo , o paciente deve ter cuidado e levantar-se lentamente . Obtendo -se demasiado rapidamente , em combinação com a substância usada no processo , pode resultar em tontura ou vertigem . Durante os próximos 24 a 48 horas , é também importante que a bebida paciente e ir à casa de banho tão frequentemente quanto possível para expelir o restante da substância do corpo . Além disso, é importante que o paciente não tem nenhum procedimentos mais radionuclídeos realizadas dentro de 24 a 48 horas de cada procedimento.