Porque o fígado é um órgão vital , a sua vida pode ser substancialmente reduzido se o seu fígado torna-se demasiado danificado para funcionar corretamente. Tal como acontece com qualquer condição de risco de vida, o número de anos perdidos irá variar de pessoa para pessoa , dependendo se existem outras complicações presentes. Se você tiver cirrose hepática devido ao uso excessivo de álcool e você parar de beber e começar um estilo de vida saudável, com abundância de alimentos nutritivos e exercícios, você terá uma grande probabilidade de reverter ou pelo menos travar o progresso de sua lesão hepática. Se, no entanto , de continuar com o excesso de bebida e um estilo de vida saudável , a probabilidade de uma morte precoce de doença hepática é muito maior.
Sintomas
como pressão arterial elevada , cirrose é frequentemente um assassino silencioso. Muitas vezes não há sintomas até que a doença é grave ou mesmo irreversível. As pessoas que não apresentam sintomas podem ser cansado, ter inchaço nas pernas e no abdômen , sentir náuseas , contusão ou sangrar facilmente , e têm uma perda inesperada de apetite e perda de peso. Embora você possa não sentir quaisquer sintomas , um simples teste de sangue em intervalos regulares ( durante o exame físico anual , por exemplo ) podem detectar possíveis problemas de fígado. Descobrindo lesão hepática precoce pode ajudar a prolongar a sua vida útil.
Causas
Existem várias doenças que contribuem para a cirrose. O mais prevalente é o abuso de álcool a longo prazo e Hepatite B e C. O excesso de ferro ou de cobre no organismo também pode resultar em danos no fígado , enquanto que a fibrose cística, doença do fígado gorduroso , e ductos biliares inadequados ou danificados também pode causar cirrose. Em alguns países em desenvolvimento , os parasitas podem contribuir para a doença hepática. Em todas essas condições , o tecido cicatricial se acumula no fígado ao longo do tempo e pode reduzir drasticamente a expectativa de vida .
Fatores de Risco
fatores de risco para a cirrose incluem a longo prazo abuso de álcool. Usuários de drogas injetáveis também são de alto risco para a cirrose desde Hepatite B e C pode ser contraída através de compartilhamento de agulhas. Estas doenças também pode ser repassada através unsanitized tatuagem ou piercings agulhas. Nos primeiros anos, os pacientes de cirurgia às vezes contactado hepatite C através de transfusões de sangue , mas o fornecimento de sangue em os EUA hoje é blindado para evitar isso. Outros fatores de risco para a cirrose incluem fatores genéticos , como a má-formação ou disfunção das vias biliares , assim como doenças como a fibrose cística.
Tratamento
Embora cirrose em si não pode ser curado , o tratamento das condições e doenças que causaram pode ajudar a reparar-se fígado de algum grau . Se você tem hepatite B ou C, tratamentos antivirais podem ajudar na gestão destas condições e limitar o prejuízo para o seu fígado. Acabar com o uso de álcool é imperativo e se você achar que é difícil, procurar um programa que irá ajudá-lo. Quando cirrose tem avançado muito longe, um transplante de fígado é a única solução . Embora esta cirurgia requer um fígado inteiro de um doador de órgãos , que exige apenas uma parcial do fígado de uma pessoa que vive compatível , talvez um filho ou irmão . Por qualquer redução do perigo para o seu fígado na cirrose leve ou substituir o seu fígado na cirrose avançada, suas chances de uma vida mais longa é muito maior.