Toxicidade refere-se ao efeito perigoso de uma substância para um sistema vivo . A substância pode ser de sintéticos ( medicamentos, soluções químicas ) ou ( resíduos ) de origem natural. O sistema vivo pode incluir formas de vida simples, como as bactérias unicelulares , bem como as formas de vida complexas, incluindo os seres humanos, plantas e animais.
História
A a inscrição considerada primeira relacionada à toxicidade de na literatura ocidental é a arma biológica ou veneno da serpente do mar " muitas cabeças " , Hydra , usado em envenenando as flechas de Hércules. O conhecimento sobre as substâncias de toxicidade e venenosos é atribuído aos primeiros seres humanos , que planejaram armas " venenosas " utilizando extratos de plantas e animais veneno para a caça de alimentos.
Outros estudos toxicológicos levaram ao estabelecimento de normas de segurança, máximo permitido dosagens , e os níveis de toxicidade detalhados de substâncias, que são as bases científicas de tratamentos médicos , sistemas ambientais e de saúde.
princípio
O princípio por trás toxicidade é baseado em a declaração presciente de Philippus Aureolus Theophrastus ( Paracelso ) , um médico suíço e alquimista, que " todas as substâncias são venenos; . . não há ninguém que não é um veneno a dose certa diferencia um veneno de um remédio "
fatores
Existem fatores importantes para determinar a toxicidade de uma substância. Esses fatores , de acordo com Dr. Emily Monosson , toxicologista e um editor da Encyclopedia of Earth , incluem " a dosagem, via de exposição , forma e atividade química inata , espécie, idade , sexo, capacidade de ser absorvido , o metabolismo , a distribuição dentro do corpo , excreção e presença de outras substâncias químicas " . Esses fatores podem ter um impacto significativo sobre a toxicidade; no entanto, o fator mais crítico é a dosagem .
Tipos
Toxicidade, em geral, é classificada de acordo com os locais afetados pelo produto tóxico ( substância tóxica ) . Os efeitos tóxicos podem ocorrer em apenas um site e isso é chamado de toxicidade específica de órgãos. Alguns dos toxicidade específica órgão comum inclui hepatotoxicidade (fígado ) , imunotoxicidade ( sistema imunológico ) , neurotoxicidade ( sistema nervoso ) e nefrotoxicidade (rim) . Por outro lado, se o efeito tóxico ocorre em vários órgãos ou partes , é chamado de toxicidade sistémica . A toxicidade sistêmica pode ser de desenvolvimento ( o desenvolvimento do feto ) , carcinogénicas ( crescimento anormal de células ) , aguda ( ocorre de imediato) e crônica ( ocorre de forma gradual ou com o tempo) .