dano tecidual causado pela radiação ocorre em um nível molecular. A radiação pode danificar ou destruir o tecido através de um processo conhecido como ionização ( o desalojamento de elétrons compartilhados entre ligações moleculares no tecido ) . Isso destrói a ligação molecular e provoca tecido para quebrar. Os resultados podem ser prejudiciais , como feridas abertas na pele ou danos em órgãos . No entanto , a radiação também pode ajudar o corpo , destruindo o tecido canceroso .
Náuseas
Náusea é geralmente experimentado após um indivíduo passou por radioterapia. Náusea pós- terapia varia de leve a mal-estar vômitos agudos . Normalmente ocorre duas a várias horas após o tratamento . Normalmente , os pacientes se aclimatar ao tratamento mais tempo avança e experiência menos náuseas ao longo do tempo .
Mucosas
Radiação irrita e inflama as mucosas sempre que for administrada para a boca , nariz, intestino , reto , esôfago, estômago ou dos tecidos moles similar. Dependendo do local de administração , o indivíduo pode sofrer de diarreia , cãibras abdominais , tosse , rouquidão , micção dolorosa , ou sintomas similares . Quando exposto à radiação, mucosas tendem a desidratar e desenvolver uma tampa transparente semelhante a pele morta , escamosa. Isso geralmente permanece até o tecido subjacente é curado .
Perda de cabelo
Um indivíduo , muitas vezes, perder o cabelo após a exposição à radiação. Isto ocorre apenas na parte do corpo à qual a radiação é administrada . Assim , a calvície não ocorre como um resultado de radiação aplicada a uma área abaixo da cabeça , tal como o estômago .
Fadiga
fadiga é , talvez, o lado mais comum efeito de radiação . A fadiga é caracterizada por sensações agudas de cansaço ou falta de energia . Ele não é aliviada pelo sono e pode durar vários meses de cada vez.
Efeitos tardios
Vários efeitos podem ocorrer semanas ou mesmo anos após a exposição à radiação. Cicatrização dos vasos sanguíneos ou o tecido conjuntivo , por vezes, leva à atrofia e má circulação sanguínea . Uma pessoa exposta à radiação tem um maior risco de mutação genética , que comumente afeta a passagem de cromossomos para as crianças. Leucemia , um cancro da medula óssea , também pode ocorrer porque a radiação enfraquece e danifica o tecido do osso . No entanto , as chances de uma contração ou recorrência de leucemia são muito ligeira .