meningite criptocócica é uma infecção das meninges - a fina membrana que cobre o cérebro ea coluna vertebral - pelo fungo Cryptococcus neoformans específicos. Este tipo particular de fungo é comum em todo o mundo no solo . É muitas vezes também presente nas fezes de alguns animais , tais como aves . Quando o fungo entra no corpo de indivíduos suscetíveis , causa inflamação e inchaço das meninges e perturba o equilíbrio do fluido cerebrospinal. Embora neorformans Cryptococcus é generalizada, o sistema imunológico de a maioria das pessoas são capazes de lutar contra esta infecção fúngica.
Riscos
certos grupos de pessoas são mais susceptíveis a sofrer de uma infecção criptocócica neoformans . Estes incluem pessoas com condições que enfraquecem o sistema imunológico , como a AIDS , linfoma, diabetes e certos tipos de câncer. Pacientes SIDA ou infectados pelo HIV com CD4 ou células T , a contagem inferior a 50 são especialmente suscetíveis à meningite criptocócica .
Sintomas
sintomas incluem meningite criptocócica pescoço rigidez e o desenvolvimento de uma dor de cabeça grave . O indivíduo vai desenvolver uma febre alta e tornam-se extremamente sensíveis à luz. Náuseas e vômitos são comuns. Alguns indivíduos atingidos podem ter alucinações e experiência súbitas mudanças dramáticas em seu estado mental
Tratamento
A meningite criptocócica é tratada com três principais medicamentos anti -fúngicos : . Anfotericina B, fluconazol e flucitosina . Enquanto a anfotericina B é o mais eficaz para a erradicação da infecção neoformans criptocócicas , pode causar efeitos colaterais graves, incluindo danos nos rins. Os médicos muitas vezes começar o tratamento com anfotericina B, em seguida, mudar para o flucytosine mais ameno . O fluconazol é eficaz no tratamento de formas menos graves da doença.
Prevenção
indivíduos com sistemas imunitários saudáveis raramente contrair meningite criptocócica . Para as pessoas cujos sistemas imunitários estão comprometidos - particularmente aqueles com contagem de células CD4 inferior a 50 - a única medida preventiva eficaz é o uso regular de fluconazol. Porque fluconazol é um medicamento muito caro e pode causar um aumento de infecções resistentes ao fluconazol em pessoas que tomam ele, isso raramente é feito . A melhor defesa contra a meningite criptocócica é procurar atenção médica imediata se você sentir quaisquer sintomas da doença. Isto é especialmente importante para os indivíduos com AID ou HIV que estão conscientes de que a sua contagem de células CD4 é baixa.