mais altos do que as enzimas hepáticas normais pode ser uma indicação de problemas de fígado. Testes de função hepática podem ser encomendados para triagem de hepatite ou outros tipos de doença hepática. Se você já tiver sido diagnosticado com a doença de fígado , estes testes são usados para monitorar a progressão da doença e determinar como o tratamento está funcionando bem .
Causas de elevação das enzimas hepáticas
enzimas hepáticas elevadas podem ser uma indicação da hepatite A , B ou C. Outras causas do aumento das enzimas hepáticas incluem a doença de fígado gordo , obesidade , cirrose , cancro do fígado ou pancreatite . Alguns medicamentos de prescrição pode elevar as enzimas do fígado , tais como determinadas drogas usadas para controlar o colesterol. Over-the -counter medicamentos também podem afetar as enzimas do fígado , como paracetamol.
Tipos
Existem várias enzimas incluídas em um teste de função hepática. Alanina transaminase (ALT ) é uma enzima encontrada em células do fígado , que ajuda o corpo a metabolizar proteínas . Níveis elevados podem indicar doença hepática ou danos. Aspartato transaminase ( AST ) e fosfatase alcalina ( ALP ) são outras enzimas encontradas no fígado e vias biliares . Altos níveis dessas enzimas também pode indicar doença hepática.
Que seus resultados significam
acordo com a Clínica Mayo , resultados normais nos homens são os níveis de ALT de 7 a 55 unidades por litro; AST de 8 a 48 unidades por litro, e os níveis de ALP de 45-115 unidades por litro . Os resultados dos testes podem variar ligeiramente de um laboratório para outro e podem ser ligeiramente diferentes para mulheres e crianças . Os resultados dos testes podem ser afetados por medicamentos e alimentos.
Considerações
danos ao fígado geralmente resulta em um vazamento de ALT e AST para a corrente sanguínea . AST é encontrada noutros órgãos além do fígado , incluindo os rins e os músculos . Portanto, se você tem níveis elevados de AST, que não significa necessariamente que você tem danos ao fígado. Altos níveis de ALT quase sempre indicam problemas de fígado. As enzimas hepáticas podem variar de um dia para outro e pode até variar , dependendo do que hora do dia o teste é tomada. Testes de funções hepáticas só medir a inflamação do fígado em um ponto isolado no tempo. A interpretação de enzimas hepáticas depende de uma avaliação completa do paciente por um médico com experiência no diagnóstico de doenças do fígado.