Causas de icterícia podem ser divididos em três categorias: pré -hepática , hepática e pós- hepática . Causas pré - hepática incluem a malária , esferocitose , talassemia , glicose - 6 - phospgate desidrogenase ( G6PD ) , desordens auto-imunes ou crises de células falciformes . Causas hepáticos incluem hepatite , cirrose , síndroma de Crigler - Najjar , síndrome de Gilbert e drogas ou exposição a outras toxinas . Pós- hepática é causada por um bloqueio que impede o fígado de esvaziamento resíduos no intestino.
Sintomas
Os sintomas incluem amarelecimento da pele e do branco dos olhos, fezes claras , urina e coceira de cor escura . A causa da icterícia pode ter outros sintomas associados , incluindo dor, febre , fraqueza muscular e inchaço.
Tratamento
O tratamento geralmente consiste em cuidados de suporte e pode incluir fluidos IV , transfusões de sangue e radioterapia. Não há medicamentos são projetados especificamente para o tratamento de icterícia. No entanto , diferentes medicamentos disponíveis para o tratamento da causa da icterícia . Exemplos incluem medicamentos contra a malária , antibióticos, deferoxamina para tratar talassemia , esteróides, medicamentos antivirais e medicamentos para o tratamento de sintomas específicos , tais como dor e náusea.
Recém-nascidos
os recém-nascidos têm um risco elevado de desenvolver icterícia devido a ter um fígado subdesenvolvida que não é capaz de filtrar efectivamente bilirrubina , o produto químico que faz com icterícia , a partir do sangue . A icterícia geralmente desaparece depois de alguns dias , mas se torna pior ou persistir por mais de duas semanas, consulte um médico. O tratamento para casos leves de icterícia neonatal moderada pode envolver a alimentação com fórmula ou terapia da luz.
Prevenção
maneiras de reduzir o risco de icterícia incluem evitando o consumo excessivo de álcool, a hepatite vacinações , tomar medicamentos que impedem a malária ao viajar para uma área de alto risco , não compartilhar agulhas , se o uso de drogas intravenosas , não ter relações sexuais desprotegidas , evitando alimentos e água que podem estar contaminados e evitar toxinas que podem danificar o fígado.