potássio , juntamente com o sódio e cálcio, regula a atividade neuromuscular , transmite impulsos eletroquímicos e contrai as fibras musculares . A sua concentração é especialmente significativo para o músculo cardíaco , uma vez que continuamente se contrai e se expande . Além disso, potássio desempenha um papel fundamental no eletrólito - fluido e equilíbrio ácido-base do corpo.
Baixo potássio sérico
A nível sérico baixo de potássio ( menos do que 3,5 miliequivalentes /litro ) é conhecido como hipocalemia . A hipocalemia podem causar um ritmo cardíaco irregular e taquicardia, ou batimentos cardíacos extremamente rápido. Isso pode resultar na falha do coração para se contrair e circular o sangue , uma condição conhecida como parada cardíaca.
Razões para a deficiência de potássio Deficiência
potássio pode ocorrer devido à desnutrição prolongada, vómitos e diarreia , e sucção gástrica. O uso contínuo de alguns medicamentos diuréticos e distúrbios metabólicos como acidose diabética também causar depleção de potássio . Assim, medicamentos adicionais de potássio são frequentemente prescritos com diuréticos para evitar a deficiência de potássio. Doenças renais crônicas afetam os níveis de potássio , também.
Alimentos fontes de potássio
Bananas são uma rica fonte de potássio .
a Recommended Dietary Allowances de potássio em adultos é de 4,7 gramas por dia. As mais ricas fontes de potássio na dieta são frutas frescas como bananas (451 microgramas) , figos secos (666 microgramas por cinco figos) , datas e melões ( 413 microgramas por trimestre ) . Legumes frescos , como alcachofras ( 425 microgramas ) , aspargos (279 microgramas ) e espinafre (420 microgramas ) são ricos em potássio , também. Batatas cozidas com pele contêm tão elevada como 844 microgramas de potássio por batata. Suco de laranja fresco e suco de ameixa são boas fontes de potássio , bem como carnes e leite desnatado.
Excesso de potássio
Insuficiência renal, desidratação grave e choque pode causar hipercalemia ou excesso de potássio no corpo . A freqüência cardíaca diminui , a tal ponto que ele não consegue transmitir impulsos eletroquímicos necessários para mediar os batimentos cardíacos. Isso pode , eventualmente, levar à morte.