De acordo com a American Cancer Society, a palavra de quelação é derivado da palavra grega chele , que significa " garra ". Ela é usada , pois descreve com precisão a forma como agentes quelantes agarrar-se a moléculas perigosas e torná-los inofensivos . A terapia de quelação é necessária para remover essas moléculas , porque o seu corpo não pode discriminá-las por conta própria, e se acumulam dentro de você que pode causar efeitos secundários graves ou com risco de vida . Talvez o agente quelante mais conhecido é o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) , que você pode receber como um tratamento padrão , se você tem níveis tóxicos de mercúrio, chumbo, ferro , cádmio ou zinco em sua corrente sanguínea. Agentes quelantes adicionais incluem trientina ( Syprine ) e penicilamina ( Depen , Cupramine ), que são usados para tratar um desequilíbrio de cobre genética chamada doença de Wilson.
Tratamento
Se você submeter-se a terapia de quelação , os detalhes do seu tratamento --- incluindo o agente quelante utilizado, a duração do tratamento eo método de administração de quelação --- será determinada pelo seu médico ou profissional de saúde. Tipicamente , o tratamento é dado através de uma das suas veias , quer sob a forma de um breve injecção IV ou estendida ( intravenosa ) gota a gota . Em alguns casos , você também pode receber um agente de quelação oral. Dependendo da gravidade do seu estado e da preferência do seu médico , você poderá receber um total de 10 a 20 tratamentos de quelação individuais ao longo de um período de 10 semanas a dois meses. Entretanto, o tratamento também pode continuar por vários meses ou mais .
Suplementares Tratamentos e Efeitos colaterais
Além de ligação substâncias tóxicas , a quelação também remove minerais benéficos a partir de sua corrente sanguínea. Para combater esse efeito , o médico pode recomendar um curso de suplementos vitamínicos e minerais durante o seu tratamento . Esteja ciente de que a quelação traz riscos de efeitos colaterais graves, incluindo batimento cardíaco irregular, danos nos rins , diminuição da pressão arterial , convulsões, parada respiratória , vómitos, náuseas, diarreia e inchaço em suas veias . Consulte seu médico ou profissional de saúde sobre essas possibilidades e aprender as melhores maneiras de proteger a sua saúde durante o tratamento.
Considerações adicionais
Além de sua conhecida habilidade de desintoxicar metais pesados , a quelação tem recebido atenção por seu potencial para parar ou reverter os efeitos da aterosclerose (endurecimento das artérias) , um dos principais fatores para doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Em teoria , pode conseguir este efeito , porque o EDTA se liga e remove o cálcio , um dos componentes principais dos depósitos de placas que causam a arteriosclerose . Esteja ciente de que a partir de 2009 , a American Heart Association não encontra motivos para apoiar essa crença , e não recomenda a terapia de quelação , se você tem aterosclerose, ou desejam prevenir a sua ocorrência .