peroxissomas são bolsas microscópicas ( organelas) em células que contêm enzimas utilizadas em processos metabólicos e, especificamente, para desintoxicar substâncias nocivas , tais como peróxido de hidrogênio.
Descrição
O peróxido de hidrogênio é um comum , e potencialmente tóxico, subproduto do metabolismo celular. As enzimas na peroxisomes converter o peróxido de hidrogênio à água, tornando-o seguro para as células .
O fígado
Os peroxissomos em células do fígado a desintoxicar de álcool e outras compostos nocivos por transferência de hidrogênio a partir deles para as moléculas de oxigênio ( um processo chamado oxidação).
Distúrbios
de acordo com a Northeastern Ohio Universities College of Medicine , os dois tipos de doenças que afetam os peroxissomos são deficiências enzimáticas peroxisomais individuais e distúrbios biogênese peroxisomais , ea maioria das doenças peroxisomais causar disfunção neurológica grave . O retardo mental , atraso no desenvolvimento , bem como a audição e problemas de visão ocorrem em pessoas que têm esses transtornos.
Considerações
Peroxisomes usar grandes quantidades de oxigênio para desempenhar a sua função .
História
na década de 1950 , Christian de Duve René identificado peroxissomos e dividiu o Prêmio Nobel 1974 em Fisiologia ou Medicina com Albert Claude e George Palade por seu trabalho em descrevendo essas organelas .