Quando o óxido de zinco é usado em produtos cosméticos como cremes ou loções , que pode causar uma reação alérgica. Alguns consumidores relataram leve a casos graves de erupção cutânea e urticária . Outros sinais de uma reação alérgica ao óxido de zinco incluem ardência, coceira, queimação , formigamento e escurecimento da pele .
Efeitos Colaterais de Overdose
Tomar quantidades prescritas de zinco óxido é geralmente inofensivos para o corpo humano . No entanto , quando feita em maior do que as doses necessárias , o óxido de zinco pode causar problemas . A dose geral de zinco é fixada em 40 mg por dia . Quando o zinco é consumida por via oral em excesso de 4 a 10 vezes o limite aprovado por um período de tempo , os problemas incluem a redução de lípidos de alta densidade e a imunidade natural do corpo . Isto acontece quando o óxido de zinco impede o corpo de absorção de outros nutrientes importantes, tais como magnésio , ferro e cobre . Uma overdose de óxido de zinco em crianças também pode levar a complicações como diarréia , icterícia, vômitos, fadiga , febre, calafrios , tosse, letargia e problemas renais.
Outros efeitos colaterais
Outros efeitos colaterais importantes de óxido de zinco tomado em forma oral ou como aa componente de medicamentos incluem dores no peito , aperto no peito, dificuldade em respirar e inchaço da boca , lábios, língua ou face. Vómitos, náuseas e um sabor metálico desagradável na boca também são efeitos colaterais da ingestão oral.