síndrome dos ovários policísticos (SOP ) é um distúrbio hormonal bastante comum em mulheres em idade fértil . A maioria das mulheres com SOP têm ampliado ovários que são cobertos com pequenos cistos . Além de cabelo excessiva , outros sintomas incluem acne, irregularidade menstrual e ganho de peso. Mulheres que sofrem de SOP também têm níveis extremamente altos de andrógeno. De acordo com a Clínica Mayo, SOP é a causa mais comum de crescimento de pêlos indesejados em mulheres . O tratamento para a SOP é dirigida a tratar seus sintomas, como tomar pílulas anticoncepcionais para regular o seu período e alimentação saudável . Algumas mulheres optaram por submeter à terapia hormonal para combater os altos níveis de andrógenos.
De Cushing Síndrome
Mulheres que sofrem de síndrome de Cushing são expostos a altos níveis de cortisol, o hormônio , de acordo com a Clínica Mayo. Também chamado de hipercortisolismo , síndrome de Cushing ocorre quando o sistema endócrino produz muito cortisol, o hormônio produzido em resposta ao estresse. Além disso o crescimento excessivo do cabelo , outros sintomas da síndrome de Cushing incluem o crescimento de uma protuberância perto dos ombros, as estrias sobre a pele e o arredondamento da cara . Muito estresse ou mesmo muita medicação corticosteróide pode causar a síndrome, causando um desequilíbrio em seus hormônios e induzindo o hirsutismo . O tratamento visa reduzir os níveis de cortisol do corpo para baixo a normal.
Outras causas
Existem várias outras causas de pêlos indesejados . Por exemplo, hiperplasia adrenal congênita é condição em que as glândulas supra-renais produz muito andrógeno e cortisol não é suficiente. Esta é uma doença hereditária que pode até afetar o crescimento e desenvolvimento das crianças , mas também pode afetar adultos. Em alguns casos raros , tumores , também pode causar o crescimento do cabelo indesejado . Se estes tumores estão localizados no interior ou sobre os ovários , podem secretar androgénios . Finalmente, alguns medicamentos podem causar crescimento de pêlos indesejados , como danazol , que é usado por algumas mulheres com problemas uterinos , mas esta é uma causa muito rara.