Categoria X é a classificação para as drogas mais prejudiciais para as mulheres grávidas e que estão comprovados para causar defeitos de nascimento em seu filho por nascer. De acordo com Drugs.com , Accutane pode causar graves , defeitos de nascimento de risco de vida . Usado para tratar a acne , Accutane pode afetar o feto ' orelhas , crânio, cérebro e coração. Mesmo uma dose é suficiente para causar defeitos de nascimento permanentes. Outras drogas que se enquadram na categoria X incluem os utilizados para a psoríase , como Tegison e talidomida, um sedativo que não tenha sido utilizado nos Estados Unidos desde 1971, de acordo com a Zona de Saúde da Mulher.
Categoria D
a FDA classifica as drogas na categoria D que têm riscos para a saúde definidas para o feto , mas não tão prejudiciais como os da categoria X. lítio , prescritos para ajudar as pessoas com psicose maníaco depressiva, se enquadra nessa categoria . É importante o uso de um método seguro de controle de natalidade , enquanto em lítio , uma vez que pode fazer mal ao feto . Se você amamentar, você não pode usar lítio , pois passa para o leite materno. Outras drogas que se enquadram na categoria D incluem a maioria dos medicamentos utilizados na quimioterapia para tratar o câncer.
Categoria C
Segundo a Rede de Saúde das Mulheres , as drogas da categoria C são susceptíveis de prejudicar o feto e não deve ser utilizado durante a gravidez . É também inclui medicamentos que podem ser prejudiciais , ainda mais investigação está pendente. Estes medicamentos incluem o antibiótico ciprofloxacina , alguns antidepressivos como Effexor e Sudafed . O seu médico pode ainda prescrever estas drogas se você está grávida , se eles são necessários em uma situação de risco de vida . É importante discutir os riscos de todas as drogas em sua gravidez.