Para as mulheres , em particular , a proporção de gordura para o peso corporal tende a aumentar nos anos médios . Durante a menopausa , especialmente , quilos extras reunir na barriga , quando o armazenamento de gordura começa a favorecer a parte superior do corpo , em vez de quadris e coxas. Gordura inferior do corpo , o que cria uma aparência em forma de pêra , é a gordura subcutânea. A gordura abdominal , criando uma forma de maçã , é a gordura visceral em sua maioria .
Causas
hereditariedade e hormônios são dois fatores que influenciam onde a gordura se acumula. Um certo número de genes foram identificados que influencia o número de células de gordura uma pessoa desenvolve e onde são armazenados . Além disso, a diminuição da produção de estrogênio e aumento da proporção de andrógenos ( hormônios masculinos ) ao estrogênio na menopausa tem sido associada ao aumento dos níveis de cortisol. O cortisol é um hormônio do estresse que provoca acúmulo de gordura abdominal.
Tipo
Onde a gordura acaba faz uma grande diferença para preocupações com a saúde , de acordo com um de dezembro de 2006, em artigo de Harvard de Saúde da Mulher Watch. A gordura abdominal , ou gordura visceral , é um problema de saúde maior do que a gordura subcutânea. A gordura subcutânea pode ser apreendido com a mão , mas a gordura visceral encontra-se profundamente dentro da cavidade abdominal , o preenchimento dos espaços entre os órgãos. A gordura visceral está associada a distúrbios metabólicos , aumento do risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 , e, em mulheres , ao câncer de mama ea necessidade de cirurgia da vesícula biliar .
Problema
a gordura corporal costumava ser considerado de armazenamento de gordura que estava à espera de ser utilizada para produzir energia , mas a pesquisa sugere agora que as células de gordura e células de gordura abdominal em particular, são biologicamente ativos . As células de gordura produzem os hormônios leptina e adiponectina , bem como citocinas, substâncias químicas do sistema imunológico que promovem a resistência à insulina e de baixo nível de inflamação crônica. Esses e outros produtos bioquímicos têm um efeito adverso sobre a sensibilidade à insulina de células , pressão arterial e coagulação do sangue.
Solution
A boa notícia é que muito pode ser feito para combate a gordura da barriga . Entre 30 e 60 minutos de normal intensidade física de intensidade moderada é o ponto de partida para o controle de peso e gordura da barriga . O treinamento de força também pode ajudar. Coma proteína magra e carboidratos complexos, como frutas, verduras e cereais integrais , e ver o tamanho das porções . Cortar calorias drasticamente , por outro lado, pode forçar o corpo em modo de fome , o que retarda o metabolismo e , na verdade, faz com que ele armazenar gordura de forma mais eficiente depois, de acordo com a Harvard de Saúde da Mulher Watch.