Um elevado número de glóbulos brancos , ou contagem de leucócitos , ocorre quando as células brancas do sangue , chamados de leucócitos, tentativa de combater a infecção no organismo. Quando o corpo detecta uma infecção , mais leucócitos são produzidos para combater o problema . Um elevado número de leucócitos pode também ser causada por certos medicamentos , stress e danos nos tecidos e inflamação . Fumar sozinho também pode aumentar os níveis de leucócitos como uma resposta do corpo aos componentes da fumaça do cigarro. Valores de laboratório WBC normais variam de 4.500 a 10.000 células /ml.
Doença Cardíaca
O tabagismo é uma das principais causas de doença cardiovascular nos Estados Unidos . De acordo com a American Heart Association, os fumantes têm um risco maior de desenvolvimento de aterosclerose , que pode levar a ataque cardíaco, doença cardíaca coronariana e acidente vascular cerebral. Aterosclerose, um acúmulo de substâncias gordurosas nas artérias , ocorre devido a alterações nas paredes dos vasos sanguíneos causados pelos produtos químicos encontrados nos cigarros. Fumantes que sofrem de aterosclerose terá uma contagem de leucócitos elevada no exame devido à inflamação que ocorre no interior das paredes dos vasos sanguíneos.
Infecções e inflamação
Uma contagem de leucócitos elevada é esperado quando as infecções ou a inflamação ocorre dentro do corpo . Fumantes são propensas a infecções respiratórias freqüentes , sinusite, doença pulmonar obstrutiva crônica , enfisema e bronquite crônica. O fumo do cigarro também agrava a certas condições, tais como a asma . Além disso , o tabagismo pode levar a problemas dentários, como cáries , doenças da gengiva , abscessos e úlceras orais , que podem resultar em um aumento da contagem de leucócitos secundária a uma infecção ou inchaço.
Câncer
fumantes têm um risco aumentado de desenvolvimento de câncer. Os agentes cancerígenos encontrados na fumaça do cigarro são conhecidos por causar pulmão, câncer de boca e garganta. Fumantes também são propensas a desenvolver pâncreas, bexiga, esôfago e câncer de rim. A inflamação causada pelo tabagismo é acreditado para ser um dos fatores para o desenvolvimento destes cancros e, portanto, deve ser avaliada quando um paciente fumar apresenta uma contagem de leucócitos elevada.
Um estudo realizado por T. Erlinger , P. Muntner e K. Helzlsouer publicado em " The Journal of Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention " em 2004 a hipótese de que — inflamação que se reflecte — WBC elevado estaria associada a aumento do risco de mortalidade por câncer em uma amostra nacional de adultos norte-americanos . O estudo encontrou evidências ligando inflamação (seja causado pelo fumo ou algum outro agente inflamatório ) para um maior risco de câncer . O estudo também indicou que o fumo do tabaco , " um agente cancerígeno conhecido , aumenta vários marcadores de inflamação , incluindo WBC . Enquanto o fumo pode ter efeitos cancerígenos diretos, também é concebível que a resposta inflamatória induzida pelo tabagismo geral poderia aumentar o risco de câncer. "
Coisas a considerar
Se uma contagem de leucócitos elevada já foi detectado em um paciente fumador , nunca é tarde demais para parar de fumar. De acordo com a American Cancer Society , parar antes dos 50 anos reduz o risco de morrer nos próximos 15 anos no meio. Ex-fumantes também sofrem menos doenças como bronquite e pneumonia e, normalmente, desfrutar de uma melhor qualidade de vida do que os fumantes . Fumantes sofrem uma contagem de leucócitos elevada devem ser avaliados pelo seu médico para determinar a causa subjacente e curso necessário de tratamento.