O cólon é parte do intestino grosso , o comprimento de intestino que absorve a água e os nutrientes dos alimentos antes da sua passagem no recto onde é expelido finalmente como resíduos . Cirurgia do cólon ( colectomia ) mais frequentemente ocorre nos casos de cancro do cólon, mas também pode ser utilizada para tratar a colite ulcerosa . O objectivo da cirurgia é para remover a secção de cólon, onde foi detectado um tumor , deixando apenas o tecido saudável . Em anastomose , as seções saudáveis do cólon são reconectados com suturas ou grampos , restaurando a função do intestino. Em alternativa, em colostomia , a parte do cólon descendente do estômago está ligada por tubo para uma bolsa de colostomia externo que recolhe material fecal.
O sistema linfático
A sistema linfático é parte do sistema imunológico do corpo . Composta de linfonodos e os vasos linfáticos que os conectam , o sistema linfático ajuda a defender o organismo , atacando as células cancerosas e bactérias. Quando os linfonodos são removidos ou danificados, líquido linfático podem se acumular no tecido local, especialmente nos membros inferiores , levando à sensação de peso , extremo inchaço e descoloração da pele.
Linfedema
Um efeito colateral da cirurgia de cólon é o inchaço nos membros causados por linfedema. O linfedema resulta de danos para os nódulos linfáticos , que podem ocorrer durante uma colectomia . O aparecimento de linfedema é gradual, geralmente começando com sintomas vagos de peso nos membros . A condição é geralmente diagnosticado por observação do tamanho de inchamento em que se desenvolve . Também é possível medir o acúmulo de líquido .
Tratamento
tratamentos não- invasivos de linfedema incluem massagem, exercícios leves e vestindo roupas de compressão . Em casos mais graves , o fluido linfático pode ser drenado a partir da área afectada . O tecido volumoso prendendo o líquido pode ser removido através de cirurgia invasiva , mas esta corre o risco de causar mais danos ao sistema linfático e fazendo a pior condição.
Outras causas de inchaço
Outras causas possíveis de membros inchados incluem problemas de circulação , possivelmente relacionados à inatividade após a cirurgia , ou obstrução veinous devido a coagulação do sangue. Inicialmente, pode ser difícil distinguir o linfedema de outras formas de inchaço.