Nas aplicações superficiais de braquiterapia , fontes de radiação , como por exemplo placas ou moldes , são colocados directamente no tumor ou na região de cancro . Esta modalidade de tratamento é mais frequentemente usado para câncer, como retinoblastimo (carcinoma das células da retina ), câncer vaginal, câncer de nasofaringe (câncer da garganta superior, por trás do nariz ) , o câncer de conjuntiva ( câncer do olho) e melanoma intraocular (câncer nas camadas do meio do olho ) .
intracavitário braquiterapia
no caso de intracavitária e endoluminal (ou tubular ) braquiterapia , meios de transporte ( frascos ou aplicadores ) contendo isótopos radioactivos selados , como césio - 137 ou o irídio - 192 , está posicionada em estreita proximidade com o tumor dentro de um tubo de cavidade corporal ou específica , tal como a vagina , útero , do esófago e dos tubos bronquiais . Mais comumente, intracavitária e braquiterapia endoluminal são usados para o tratamento de colo do útero e útero , relata " Oncology Review. "
Intersticial Braquiterapia
agulhas e cateteres são as principais ferramentas utilizadas em braquiterapia intersticial, ambos os quais são cada vez mais usados para tratar o câncer de mama , onde o foco é a poupança ou a conservação da mama. Radioterapia intersticial é reconhecida cada vez mais como um padrão de atendimento em câncer de próstata, especialmente nas fases iniciais da doença , informa a Sociedade Americana de Braquiterapia . Os meios de transporte de agulhas e cateteres são manejado com o isótopo radioativo depois de terem sido implantados no local do tumor. Isto é feito com fios ou sementes ( pequenas varetas ) ou através da utilização de um cabo que se move ao longo de um cateter , parando em locais predeterminados para aplicar a radiação . Outros tipos de câncer geralmente tratados com este tipo de terapia incluem tumores de orofaringe , pele, tecidos moles e língua.