cateteres inseridos perifericamente não requerem configurações intensivas ou profissionais , quando colocados como linhas centrais. Uma linha PIV normalmente é inserido por uma enfermeira usando técnica limpa na cabeceira. Uma linha PICC é inserido por uma enfermeira especialmente treinada à beira do leito ou por um radiologista com a orientação do ultra-som com técnica limpa . A linha central é inserido por um médico ou assistente do médico sob técnica estéril , muitas vezes na sala de cirurgia .
Complicações
cateteres inseridos perifericamente têm menos risco de complicações do centro linhas. Fatores de risco comuns incluem infiltração, em que fugas do líquido para o tecido circundante , e um hematoma , em que vazamentos de sangue para o tecido circundante , de acordo com a Columbia CNMTL . Complicações mais graves, como um êmbolo de ar , em que as bolhas de ar entrar na veia , ou um pneumotórax, em que o pulmão é perfurada , são mais comuns com linhas centrais, porque o cateter é maior, de acordo com a Web MD .
Remoção
cateteres inseridos perifericamente pode ser removido à beira do leito por uma enfermeira. Pressão direta é realizada no local por um curto período de tempo. Linhas centrais geralmente são removidos por enfermeiras especializadas, como uma equipe de IV , ou por assistentes do médico . Pressão direta é aplicada por um longo período de tempo para evitar complicações.