uma forma eficaz de ajudar a criança com dispraxia desenvolver a coordenação olho-mão é lançar e pegar uma bola . Atire a bola para a criança e , em seguida, ter a criança jogar a bola de volta. Use uma bola grande que é mais fácil de pegar. Adicionar uma prancha de equilíbrio , uma vez que a criança tenha conquistado a habilidade motora de captura. Já a criança ficar na prancha de equilíbrio e passar a bola para trás e para frente entre as mãos , enquanto tenta ficar equilibrado. Soprar bolhas para a criança e tê-la tentar estourá-los por batendo palmas na bolha ao estar em uma prancha de equilíbrio . Experimente jogar uma bola para trás e para a frente , enquanto você ea criança ficar em um pé .
Simon Says
Jogue uma variação de Simon Says com uma criança que tem dispraxia . Os adultos devem realizar o movimento em primeiro lugar, em seguida, ter a criança realizar o mesmo movimento , ao invés de apenas dar instruções sobre o que fazer . Por exemplo, o adulto pode dizer: " Simon diz" estar no seu pé esquerdo . " O adulto pode demonstrar o movimento por estar apenas no pé esquerdo e , em seguida, ter a criança executar o mesmo movimento . Os adultos podem adicionar um elemento de percepção , instruindo a criança com dispraxia de realizar movimentos que envolvem distância estimativa . Um pai ou professor pode instruir uma criança ", diz Simon , ' segurar sua mão de 5 centímetros de seu rosto '", e não se esqueça de fornecer sempre o reforço positivo , mesmo quando as crianças não chegam a atingir os seus objectivos.
Pista de Obstáculos
construir uma pista de obstáculos em sua casa usando caixas, cadeiras, mesas, almofadas e almofadas do sofá . Dar à criança instruções específicas sobre como passar por cada seção do curso , como " rastreamento em suas mãos e joelhos por esta parte " ou " saltar por esta parte . " Jogando em uma pista de obstáculos ajuda crianças com dispraxia desenvolver uma melhor noção sobre o seu corpo em relação a outros objetos. Isso ajuda a reduzir falta de jeito. Adicione uma seção prática equilíbrio , colocando um pequeno travesseiro ou saco de feijão na cabeça da criança quando ela atinge uma seção reta da pista de obstáculos.