casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença de Lyme
Qual é a função do quimo?
O quimo é o alimento parcialmente digerido que sai do estômago e entra no intestino delgado. É uma mistura de alimentos, sucos digestivos e muco. A função do quimo é transportar o alimento até o intestino delgado, onde será posteriormente decomposto e absorvido pelo corpo.
O quimo é criado no estômago quando os músculos do estômago se agitam e misturam a comida com os sucos digestivos. Esses sucos digestivos, produzidos pelo revestimento do estômago, ajudam a quebrar os alimentos em pedaços menores. O muco ajuda a proteger o revestimento do estômago dos sucos digestivos.
Depois que o alimento é parcialmente digerido no estômago, ele é forçado através da válvula pilórica até o intestino delgado. O intestino delgado é um tubo longo e fino revestido de vilosidades. Villi são pequenas projeções semelhantes a dedos que ajudam a absorver os nutrientes dos alimentos.
À medida que o quimo se move através do intestino delgado, ele é misturado com mais sucos digestivos do pâncreas e do fígado. Esses sucos digestivos ajudam a quebrar os alimentos em pedaços ainda menores, para que possam ser absorvidos pelas vilosidades.
O intestino delgado também é revestido por uma camada de muco. Esse muco ajuda a proteger o intestino delgado dos sucos digestivos e permite que o quimo se mova facilmente pelo intestino.
O quimo é normalmente transportado através do intestino delgado em cerca de 4 a 6 horas. Depois de ter sido completamente digerido, os resíduos restantes são expelidos do corpo através do intestino grosso.