casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença de Lyme

Quais órgãos a doença de Lyme afeta?

A doença de Lyme afeta vários órgãos e tecidos do corpo. Durante o estágio inicial e localizado, conhecido como fase do eritema migratório, a pele é afetada principalmente no local da picada, apresentando uma erupção cutânea vermelha e expansiva. À medida que a infecção se espalha e atinge o estágio disseminado, pode afetar vários órgãos, incluindo:

- Articulações:a doença de Lyme pode causar artrite inflamatória, afetando principalmente os joelhos, cotovelos e pulsos.
- Coração:Em alguns casos, a infecção pode se espalhar para o coração, causando cardite de Lyme. Esta condição pode causar ritmos cardíacos anormais (arritmias), incluindo bloqueio cardíaco e inflamação do músculo cardíaco (miocardite) ou do saco que envolve o coração (pericardite).
- Sistema nervoso:a doença de Lyme pode afetar o sistema nervoso, causando sintomas neurológicos. Isto pode incluir meningite (inflamação das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal) ou encefalite (inflamação do tecido cerebral) e neurite craniana (inflamação dos nervos que controlam o movimento dos olhos e dos músculos faciais).
- Sistema nervoso central:Em alguns casos, os indivíduos podem desenvolver uma manifestação neurológica tardia chamada neuroborreliose de Lyme. Envolve complicações neurológicas graves, como meningite, encefalite, radiculite (inflamação das raízes nervosas) e encefalomielite (inflamação do cérebro e da medula espinhal).
- Olhos:a doença de Lyme pode causar inflamação de várias estruturas do olho, incluindo a úvea (a camada intermediária do olho), levando à uveíte.
- Pele:Além da erupção cutânea inicial do eritema migratório, a doença de Lyme pode causar outras manifestações cutâneas, como a acrodermatite crônica atrófica (ACA), que afeta a pele dos membros, principalmente das mãos e dos pés, causando atrofia, descoloração e adelgaçamento.
- Sistema músculo-esquelético:a doença de Lyme também pode afetar ossos, músculos e articulações, causando dor e inflamação músculo-esquelética.