casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença de Lyme
O que pesquisa a vacina Lyme
Existem vários esforços de investigação em curso para desenvolver uma vacina contra a doença de Lyme. Aqui estão alguns projetos de pesquisa notáveis em andamento:
1. VLA15: -Desenvolvedor:Valneva
- Tipo de vacina:Vacina de proteína recombinante
- Status:ensaios clínicos de fase 3
- A vacina VLA15 é baseada na proteína A da superfície externa (OspA) da bactéria da doença de Lyme, Borrelia burgdorferi. O objetivo é prevenir a infecção inicial e o desenvolvimento da doença de Lyme em estágio inicial.
2. LYMErix: - Desenvolvedor:GlaxoSmithKline (GSK)
- Tipo de vacina:Vacina de proteína recombinante
- Status:Descontinuado, mas a pesquisa continua
- LYMErix foi uma vacina licenciada baseada em OspA que esteve disponível nos Estados Unidos de 1998 a 2002. A sua utilização foi descontinuada devido a preocupações sobre potenciais efeitos secundários. Estão em curso mais pesquisas para abordar estas preocupações e melhorar o perfil de segurança da vacina.
3. Vacinas conjugadas OspA: - Desenvolvedores:Diversas instituições e empresas
- Tipo de vacina:Vacina conjugada
- Status:Ensaios clínicos pré-clínicos e em estágio inicial
- As vacinas conjugadas combinam a proteína OspA com uma proteína transportadora para aumentar a resposta imunitária. Vários grupos de investigação estão a explorar diferentes estratégias de conjugação para melhorar a eficácia das vacinas baseadas em OspA.
4. Vacinas multivalentes: - Desenvolvedores:Diversas instituições e empresas
- Tipo de vacina:Vacina multivalente ou multiantígena
- Status:Ensaios clínicos pré-clínicos e em estágio inicial
- As vacinas multivalentes têm como alvo múltiplas proteínas ou antígenos de Borrelia burgdorferi. Esta abordagem visa fornecer proteção mais ampla contra diferentes cepas da bactéria.
5. Vacinas baseadas em RNA: - Desenvolvedores:Diversas instituições e empresas
- Tipo de vacina:vacina baseada em RNA, como vacinas de mRNA
- Status:Ensaios clínicos pré-clínicos e em estágio inicial
- As vacinas baseadas em RNA codificam a informação genética para a produção de antígenos da doença de Lyme no corpo do receptor. Essas vacinas utilizam tecnologias de RNA mensageiro (mRNA) ou RNA autoamplificador (saRNA) para provocar respostas imunológicas.
6. Vacinas de células inteiras: - Desenvolvedores:Diversas instituições e empresas
- Tipo de vacina:Vacina de célula inteira inativada
- Status:Ensaios clínicos pré-clínicos e em estágio inicial
- As vacinas de células inteiras são feitas a partir de células inativadas ou mortas de Borrelia burgdorferi. O objetivo é induzir uma ampla resposta imune contra vários antígenos presentes na superfície bacteriana.
É importante notar que, embora a investigação continue a progredir, não existe atualmente nenhuma vacina comercialmente disponível que forneça proteção completa contra a doença de Lyme. São necessárias pesquisas e ensaios clínicos contínuos para avaliar a segurança e eficácia dessas vacinas potenciais e, em última análise, desenvolver uma vacina eficaz contra a doença de Lyme.