casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | lúpus

Lúpus e fibromialgia são a mesma coisa?

Lúpus e fibromialgia são duas condições médicas distintas que podem apresentar alguns sintomas semelhantes, mas não são iguais.

Lúpus eritematoso sistêmico (LES), comumente chamada de lúpus, é uma doença autoimune crônica que pode danificar várias partes do corpo, incluindo articulações, pele, rins, células sanguíneas, coração e pulmões. As doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos e órgãos, em vez de invasores estranhos, como vírus e bactérias. O lúpus pode variar de leve a fatal.
Os sintomas comuns do lúpus podem incluir:
- Fadiga
- Dor, inchaço e rigidez nas articulações
- Problemas de pele, como erupções cutâneas e sensibilidade ao sol
- Febre e dores de cabeça
- Feridas na boca
- Problemas renais
- Distúrbios sanguíneos, como anemia e baixa contagem de plaquetas
- Problemas neurológicos como convulsões, dores de cabeça e confusão

Fibromialgia é uma condição crônica caracterizada por dor generalizada, fadiga e sensibilidade nos músculos, articulações e outros tecidos moles. Ao contrário do lúpus, a fibromialgia não causa inflamação ou danos aos órgãos internos. Sua causa exata não é totalmente compreendida, mas é considerada um distúrbio do sistema nervoso e da forma como ele processa os sinais de dor.
Os sintomas comuns da fibromialgia incluem:
- Dor e sensibilidade generalizadas
- Fadiga
- Problemas de sono
- Dificuldades cognitivas frequentemente chamadas de “fibro nevoeiro”
- Dores de cabeça
- Rigidez articular
- Fraqueza muscular
- Síndrome do intestino irritável
- Depressão

Embora tanto o lúpus como a fibromialgia possam causar dores musculares e articulares, fadiga e outros sintomas comuns, diferem em termos dos seus mecanismos subjacentes, da extensão do envolvimento dos órgãos e dos tratamentos utilizados para os gerir. É essencial consultar um profissional médico para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento individualizado se você suspeitar que tem sintomas semelhantes aos do lúpus ou da fibromialgia.