casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | lúpus

O que é glacuma?

Glaucoma é um grupo de doenças oculares que danificam o nervo óptico, responsável pelo envio de informações visuais do olho para o cérebro. O tipo mais comum de glaucoma é o glaucoma de ângulo aberto, que é uma condição crônica ou de longo prazo que geralmente afeta ambos os olhos.

O glaucoma está frequentemente associado ao aumento da pressão dentro do olho, conhecida como pressão intraocular (PIO). A PIO elevada pode danificar o nervo óptico e levar à perda de visão. No entanto, algumas pessoas podem ter glaucoma com PIO normal, o que é conhecido como glaucoma de tensão normal.

O glaucoma normalmente não apresenta sinais ou sintomas de alerta precoce. À medida que a doença progride, a visão periférica (lateral) pode começar a estreitar-se, criando pontos cegos. Se não for tratado, o glaucoma pode causar perda significativa de visão e até cegueira.

Os fatores de risco para glaucoma incluem:

- Aumento da idade
- História familiar de glaucoma
- Certas condições médicas, como diabetes, pressão alta e doenças cardíacas
- Miopia (miopia)
- Ser descendente de africanos, hispânicos ou asiáticos

O tratamento do glaucoma geralmente envolve a redução da PIO com colírios, medicamentos orais, terapia a laser ou cirurgia. O objetivo do tratamento é prevenir maiores danos ao nervo óptico e preservar a visão.