casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | lúpus
Como os leucócitos entram e saem dos vasos sanguíneos para chegar aos locais de inflamação ou destruição de tecidos?
Os leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, desempenham um papel crucial no sistema de defesa do corpo, protegendo contra infecções, inflamações e danos nos tecidos. Eles são capazes de entrar e sair dos vasos sanguíneos para atingir locais de inflamação ou destruição de tecidos através de vários mecanismos:
1.
Marginação :Quando os leucócitos detectam sinais químicos que indicam inflamação ou lesão, eles passam por um processo denominado marginação. Durante a marginação, os leucócitos movem-se do centro da corrente sanguínea em direção à parede do vaso. Isto permite-lhes entrar em contacto próximo com as células endoteliais que revestem o vaso sanguíneo.
2.
Adesão :Uma vez que os leucócitos estão próximos das células endoteliais, eles aderem à parede do vaso através de moléculas de adesão específicas expressas em sua superfície. Estas moléculas de adesão ligam-se a moléculas complementares nas células endoteliais, tais como selectinas e integrinas.
3.
Diapese :Após a adesão, os leucócitos passam por diapedese, que é o processo de compressão através das lacunas entre as células endoteliais e a membrana basal subjacente. Isso permite que eles saiam da corrente sanguínea e entrem no tecido circundante.
4.
Quimiotaxia :Os leucócitos são guiados em direção ao local da inflamação ou destruição do tecido por sinais químicos chamados quimioatraentes. Esses quimioatraentes são produzidos por células danificadas, bactérias e outras células do sistema imunológico no local da inflamação. Os leucócitos detectam os quimioatraentes e avançam em direção a concentrações mais altas desses sinais por meio de um processo denominado quimiotaxia.
5.
Extravasamento :Depois que os leucócitos migraram através da parede do vaso, eles sofrem extravasamento, que é o processo de movimentação do espaço perivascular para o tecido circundante. Isto envolve maior adesão e migração através da matriz extracelular.
Seguindo essas etapas, os leucócitos são capazes de deixar a corrente sanguínea e atingir locais de inflamação ou destruição de tecidos onde podem desempenhar suas funções, como fagocitose, matar patógenos e liberar citocinas para promover respostas imunológicas.