casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | lúpus
O lúpus eritematoso sistêmico parece bastante desagradável, mas o que é?
Lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica que pode afetar muitas partes do corpo, incluindo articulações, pele, rins, pulmões, coração e cérebro.
No LES, o sistema imunológico do corpo, que normalmente protege as pessoas contra infecções, ataca os seus próprios tecidos. Isso pode levar à inflamação, danos aos tecidos e falência de órgãos.
Quem recebe LES? O LES pode afetar pessoas de todas as idades e raças, mas é mais comum em mulheres em idade fértil. As mulheres afro-americanas têm maior probabilidade de contrair LES do que as mulheres brancas.
O que causa o LES? A causa exata do LES é desconhecida, mas acredita-se que seja causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
Quais são os sintomas do LES? Os sintomas do LES podem variar de pessoa para pessoa. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
*
Fadiga *
Dor e inchaço nas articulações *
Erupções cutâneas, especialmente no rosto e nas mãos *
Problemas renais *
Problemas renais *
Problemas cardiovasculares *
Problemas de tireoide *
Problemas neuropsiquiátricos Como o LES é diagnosticado? O LES é diagnosticado com base nos sintomas do paciente, exame físico, exames laboratoriais e estudos de imagem.
Qual é o tratamento para o LES? Não há cura para o LES, mas o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas e prevenir complicações. Alguns dos tratamentos mais comuns para o LES incluem:
*
AINEs *
Corticosteroides *
DMARDs *
Biológico Qual é o prognóstico do LES? O prognóstico do LES varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas com LES podem apresentar apenas sintomas leves que podem ser controlados com medicamentos. Outros podem apresentar sintomas mais graves que podem levar a complicações e até à morte.
Como o LES pode ser prevenido? Não há nenhuma maneira conhecida de prevenir o LES.