casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal

O que é um teste químico para avaliar a função renal?

O teste químico mais comum usado para avaliar a função renal é a medição da creatinina sérica. A creatinina é um produto residual produzido pelos músculos e filtrado do sangue pelos rins. Se os rins não funcionarem adequadamente, o nível de creatinina no sangue aumentará.

Outros testes químicos que podem ser usados ​​para avaliar a função renal incluem:

* Nitrogênio ureico no sangue (BUN) :BUN é outro produto residual produzido pela quebra de proteínas. Assim como a creatinina, o BUN é filtrado do sangue pelos rins. Um nível elevado de BUN pode indicar disfunção renal.
* Taxa de filtração glomerular (TFG) :A TFG é uma medida de quão bem os rins estão filtrando os resíduos do sangue. A TFG é calculada usando os níveis de creatinina e BUN no sangue, bem como a idade, sexo e raça do paciente.
* Eletrólitos :Eletrólitos são minerais importantes para o bom funcionamento das células do corpo. Os eletrólitos que podem ser medidos no sangue incluem sódio, potássio, cloreto e bicarbonato. Níveis anormais de eletrólitos podem indicar disfunção renal.
* Ácido úrico :O ácido úrico é um produto residual produzido pela degradação das purinas. As purinas são encontradas em certos alimentos, como carne vermelha, aves e frutos do mar. Um nível elevado de ácido úrico pode indicar disfunção renal.

Estes são apenas alguns dos testes químicos que podem ser usados ​​para avaliar a função renal. Os exames específicos solicitados dependerão da situação individual do paciente.