casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal

Como as pedras nos rins são removidas?

As pedras nos rins podem ser removidas de várias maneiras, dependendo do tamanho, localização e fatores individuais do paciente. Aqui estão os métodos comuns para remoção de cálculos renais:

1. Ureteroscopia e Litotripsia a Laser:Este é um procedimento minimamente invasivo usado para cálculos localizados na parte inferior do rim ou na parte superior do ureter (o tubo que transporta a urina do rim para a bexiga). Um instrumento pequeno e flexível chamado ureteroscópio é inserido através da uretra, da bexiga e do ureter para alcançar o cálculo renal. A energia do laser é então usada para quebrar o cálculo em fragmentos menores, que podem então ser eliminados naturalmente pela urina.

2. Litotripsia por Ondas de Choque (SWL):SWL é um procedimento não invasivo que utiliza ondas de choque de alta energia para quebrar cálculos renais maiores em pedaços menores. As ondas de choque são geradas fora do corpo e focadas na pedra nos rins por meio de ultrassom ou raio-X. As pedras fragmentadas podem então passar pelo trato urinário.

3. Nefrolitotomia Percutânea (PCNL):PCNL é um procedimento cirúrgico usado para cálculos renais maiores ou complexos. Envolve fazer um pequeno furo nas costas e usar um nefroscópio, um instrumento fino e iluminado, para alcançar a pedra nos rins. A pedra é então extraída inteira ou quebrada em pedaços menores usando vários instrumentos.

4. Cirurgia Intrarrenal Retrógrada (RIRS):RIRS é um procedimento minimamente invasivo que combina os princípios da ureteroscopia e PCNL. Envolve o uso de um ureteroscópio flexível para acessar o cálculo renal através do ureter e, em seguida, o uso de vários instrumentos para quebrar e extrair o cálculo.

5. Cirurgia aberta:Em casos raros, a cirurgia aberta pode ser necessária para cálculos renais grandes, complexos ou impactados que não podem ser removidos com eficácia usando os métodos acima. O cirurgião faz uma incisão na parte posterior ou lateral do abdômen para acessar o rim e remover diretamente o cálculo.

A escolha do método de remoção do cálculo renal depende do tamanho, localização, composição do cálculo e das características individuais do paciente. Seu médico recomendará o método mais apropriado e menos invasivo com base em sua situação específica.