casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença renal
O que é stent na cirurgia de cálculo renal?
Na cirurgia de cálculos renais, um stent é um tubo pequeno e flexível inserido no ureter, que é o tubo que transporta a urina do rim até a bexiga. O stent é usado para manter o ureter aberto e permitir que a urina flua adequadamente enquanto o cálculo está sendo tratado ou removido.
Existem diferentes tipos de stents que podem ser usados para cirurgia de cálculos renais. O tipo mais comum é chamado de stent “duplo J” porque possui uma curva em forma de J em cada extremidade. As extremidades do stent são colocadas no rim e na bexiga, e o stent forma um U através do ureter. Isso mantém o ureter aberto e permite que a urina passe pelo cálculo.
Outros tipos de stents incluem stents de balão, que se expandem quando são inflados, e stents filiformes, que são muito finos e são usados para contornar pequenas pedras. O tipo de stent usado dependerá do tamanho, localização e formato do cálculo renal.
Os stents geralmente são inseridos durante uma cistoscopia, que é um procedimento no qual uma pequena câmera é inserida na uretra e na bexiga. O stent é então passado através do cistoscópio até o ureter. O procedimento geralmente leva apenas alguns minutos e normalmente é feito em nível ambulatorial.
Os stents podem causar algum desconforto, como dor no flanco ou abdômen, além de micção frequente e sensação de queimação ao urinar. O stent geralmente é deixado no local por algumas semanas ou meses, até que o cálculo renal seja totalmente tratado ou removido.