casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal

Quando a diálise é necessária?

A diálise é um procedimento médico usado para remover resíduos e excesso de líquido do sangue quando os rins não estão funcionando corretamente. Normalmente é necessário em casos de doença renal crônica (DRC) e lesão renal aguda (LRA), que pode ocorrer devido a várias condições subjacentes.

Doença Renal Crônica (DRC)

Na DRC, os rins perdem gradualmente a capacidade de funcionar de forma eficaz. À medida que a doença progride, os resíduos podem acumular-se na corrente sanguínea, levando a uma condição chamada uremia. A diálise é frequentemente necessária quando a DRC atinge um estágio avançado (estágio 5) e os rins não são mais capazes de desempenhar adequadamente suas funções.

Lesão Renal Aguda (LRA)

A LRA, também conhecida como insuficiência renal aguda, é uma perda súbita e potencialmente reversível da função renal. Pode ocorrer devido a várias causas, incluindo infecções graves, desidratação, certos medicamentos e complicações de grandes cirurgias. A diálise pode ser necessária temporariamente em casos graves de LRA para apoiar a função renal enquanto a causa subjacente é abordada e tratada.

Indicações para diálise:

1. Níveis elevados de nitrogênio ureico no sangue (BUN) e creatinina: Níveis elevados de BUN e creatinina no sangue indicam comprometimento da função renal. Quando estes níveis excedem certos limites e causam sintomas ou representam riscos, a diálise pode ser necessária.

2. Sobrecarga de fluidos e desequilíbrio eletrolítico: Quando os rins são incapazes de eliminar o excesso de líquidos e manter o equilíbrio eletrolítico adequado, a diálise pode ajudar a remover o excesso de líquidos e corrigir desequilíbrios.

3. Uremia e Acidose: O acúmulo de resíduos e ácidos metabólicos no sangue pode causar uremia e acidose metabólica. A diálise pode ajudar a remover essas substâncias nocivas e restaurar o equilíbrio do pH do corpo.

4. Hipercalemia: Níveis elevados de potássio no sangue (hipercalemia) podem causar distúrbios do ritmo cardíaco e outras complicações. A diálise pode ajudar a diminuir os níveis de potássio e estabilizar a atividade elétrica do coração.

A diálise é frequentemente recomendada quando aparecem certos sintomas e complicações de insuficiência renal, incluindo fadiga, fraqueza, falta de ar, náuseas, vômitos, inchaço nos pés, mãos e rosto e ganho de peso inexplicável.

O tipo de diálise necessária (hemodiálise ou diálise peritoneal) e sua frequência (aguda ou crônica) dependem da condição do indivíduo, do histórico médico e da gravidade da disfunção renal. A diálise geralmente é realizada em ambiente hospitalar ou em centro especializado em diálise, sob supervisão de profissionais de saúde.