casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal

Que procedimento um médico pode fazer para corrigir uma lesão renal?

Nefrectomia

A nefrectomia é um procedimento cirúrgico para remover um rim. Normalmente é realizado para tratar câncer renal, insuficiência renal ou outras doenças renais graves.

Tipos de nefrectomia

Existem dois tipos principais de nefrectomia:

* Nefrectomia radical: Este tipo de nefrectomia envolve a remoção de todo o rim, juntamente com a glândula adrenal e o tecido circundante. Geralmente é realizado para câncer renal.
* Nefrectomia parcial: Este tipo de nefrectomia envolve a remoção apenas da parte afetada do rim. Geralmente é realizado para insuficiência renal ou outras doenças renais não cancerosas.

Procedimento

A nefrectomia geralmente é realizada sob anestesia geral. O cirurgião fará uma incisão no abdômen ou nas costas e depois removerá o rim. A cirurgia normalmente leva de 2 a 3 horas.

Recuperação

Após uma nefrectomia, os pacientes normalmente permanecem no hospital por 2 a 3 dias. Eles podem precisar tomar analgésicos e antibióticos por várias semanas. A maioria dos pacientes consegue retornar às suas atividades normais dentro de 4 a 6 semanas.

Riscos

A nefrectomia é uma cirurgia de grande porte e existem alguns riscos associados ao procedimento, incluindo:

*Sangramento
* Infecção
* Coágulos sanguíneos
* Danos a outros órgãos
* Insuficiência renal

Taxas de sucesso

A taxa de sucesso da nefrectomia depende da doença subjacente a ser tratada. Para o câncer renal, a taxa de sobrevivência em 5 anos é de cerca de 70%. Para insuficiência renal, a taxa de sobrevivência em 5 anos é de cerca de 60%.

A nefrectomia é um procedimento seguro e eficaz que pode ser usado para tratar uma variedade de doenças renais.