casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença renal
Como é chamado o processo pelo qual as toxinas e outros resíduos são removidos ativamente pelos rins?
O processo pelo qual as toxinas e outros resíduos são removidos ativamente pelos rins é denominado "secreção tubular ativa".
Embora toxinas e resíduos possam entrar no filtrado por difusão passiva, eles também podem ser secretados ativamente do plasma sanguíneo para o filtrado por certas células nos túbulos renais, particularmente no túbulo contorcido proximal. Este processo de secreção ativa requer energia e envolve proteínas de transporte específicas localizadas no lado luminal das células tubulares. Estas proteínas ligam-se às toxinas ou moléculas residuais e transportam-nas para o filtrado contra um gradiente de concentração.
A secreção tubular ativa desempenha um papel importante na eliminação de várias substâncias que não podem ser filtradas de forma eficaz através de processos passivos. Ajuda na eliminação de drogas, metabólitos, toxinas, metais pesados e certos íons como potássio, hidrogênio e íons de amônio do corpo. Ao secretar ativamente essas substâncias no filtrado, os rins podem manter o equilíbrio adequado de fluidos e eletrólitos e regular o pH dos fluidos corporais.