casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Doença renal
E se o transplante renal não funcionar?
O transplante renal é um procedimento cirúrgico no qual um ou ambos os rins doentes ou disfuncionais são substituídos por rins saudáveis de um doador.
Geralmente, o transplante renal é um procedimento bem-sucedido. Embora, às vezes, o rim transplantado não funcione conforme o esperado. Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo:
-
Rejeição :Esta é a causa mais comum de fracasso do transplante. A rejeição ocorre quando o sistema imunológico do receptor ataca o rim transplantado, reconhecendo-o como tecido estranho. A rejeição pode ser aguda, que ocorre logo após o transplante, ou crônica, que ocorre durante um período mais longo.
-
Problemas vasculares :Podem ocorrer durante a cirurgia de transplante ou desenvolver-se posteriormente. Coágulos sanguíneos, estreitamento das artérias ou veias ou vazamentos nos vasos sanguíneos podem afetar a função do rim transplantado.
-
Infecção :A infecção do rim transplantado pode danificar o tecido e levar ao fracasso. As infecções podem vir do doador, do receptor ou do ambiente.
-
Problemas do trato urinário :Bloqueios ou estreitamento do ureter (o tubo que transporta a urina do rim para a bexiga) podem impedir que o rim transplantado drene a urina adequadamente. Isso pode causar contrapressão no rim e danificar o tecido.
-
Toxicidade do inibidor da calcineurina :Os inibidores da calcineurina são medicamentos usados para suprimir o sistema imunológico e prevenir a rejeição. Esses medicamentos podem ter efeitos colaterais, incluindo danos ao rim transplantado.
Se o transplante renal não funcionar, o paciente pode apresentar sintomas como:
-
Diminuição da produção de urina -
Inchaço nas mãos, pés, tornozelos ou pernas -
Pressão alta -
Falta de ar -
Náuseas e vômitos -
Fadiga -
Confusão Se algum destes sintomas ocorrer, o paciente deve contactar imediatamente o seu médico.
O tratamento para um transplante renal malsucedido pode incluir medicamentos, cirurgia ou diálise. Medicamentos podem ser usados para suprimir o sistema imunológico ou tratar infecções. A cirurgia pode ser necessária para corrigir problemas vasculares ou do trato urinário. A diálise é um procedimento que filtra os resíduos do sangue quando os rins não estão funcionando adequadamente.
Apesar do potencial de complicações, o transplante renal é um procedimento que salva vidas de pessoas com doença renal em estágio terminal. Com cuidados médicos adequados, a maioria dos receptores de transplante renal pode viver uma vida longa e saudável.