casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal

Você pode ter vários tipos de pedras nos rins?

Sim, existem vários tipos de cálculos renais, cada um com causas e composições diferentes. Aqui estão alguns tipos comuns de pedras nos rins:

1. Cálculos de cálcio (oxalato de cálcio e fosfato de cálcio):são os tipos mais comuns de cálculos renais, representando cerca de 75% de todos os casos. Ocorrem quando há excesso de cálcio e/ou oxalato na urina, que pode cristalizar e formar cálculos.

2. Cálculos de estruvita (fosfato de magnésio e amônio):Esses cálculos se formam em resposta a uma infecção do trato urinário (ITU), especialmente uma causada por bactérias que produzem a enzima urease. A urease decompõe a uréia na urina em amônia, o que leva à formação de cálculos de estruvita.

3. Cálculos de ácido úrico:Os cálculos de ácido úrico ocorrem quando há muito ácido úrico na urina. Isso pode acontecer devido a condições como gota, certos fatores genéticos ou uma dieta rica em purinas (encontradas em alimentos como carne vermelha, vísceras e alguns frutos do mar).

4. Cálculos de cistina:Esses cálculos são raros e ocorrem em indivíduos com um distúrbio genético chamado cistinúria, que faz com que a cistina (um aminoácido) vaze para a urina. Quando a concentração de cistina na urina fica muito alta, ela pode cristalizar e formar cálculos.

5. Outros tipos raros:Outros tipos menos comuns de cálculos renais incluem aqueles compostos de minerais raros, como carbonato apatita, brushita ou xantina.

É importante observar que o tipo de cálculo renal que uma pessoa apresenta pode influenciar a abordagem do tratamento e as recomendações de prevenção. Portanto, um diagnóstico preciso da composição do cálculo é necessário para um manejo adequado.