casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal

As pessoas com doenças são mais propensas a ter pedras nos rins do que outras?

Pessoas com doenças são de fato mais propensas a desenvolver cálculos renais do que outras devido a vários fatores:

1. Aumento do cálcio na urina:
- O diabetes tende a causar níveis elevados de cálcio na urina, um importante fator de risco para a formação de cálculos renais. O metabolismo prejudicado no diabetes pode levar à excreção de cálcio pela urina.

2. Citrato de urina diminuído:
- O citrato na urina ajuda a prevenir a cristalização de minerais e a formação de cálculos. O diabetes pode diminuir os níveis de citrato na urina, reduzindo a proteção natural contra pedras nos rins.

3. Desidratação:
- Pessoas com diabetes geralmente correm maior risco de desidratação, pois o diabetes afeta o equilíbrio de fluidos e eletrólitos do corpo. Maior concentração de urina com menor volume está associada a uma maior tendência à formação de cálculos renais.

4. Obesidade:
- A obesidade ou o excesso de peso, mais comum em indivíduos com Diabetes, é um fator de risco independente para o desenvolvimento de cálculos renais.

5. Anormalidades metabólicas:
- O diabetes está associado a certas anormalidades metabólicas que afetam a formação de cálculos renais, como resistência à insulina e alteração do metabolismo mineral.

6. Predisposição genética:
- Pessoas com Diabetes podem ter variações genéticas que as tornam mais propensas a formar cálculos renais, independentemente da própria diabetes. Algumas características genéticas comuns no diabetes estão ligadas à formação de cálculos.

No geral, a presença de Diabetes aumenta o risco de desenvolver cálculos renais devido a alterações na composição da urina, hidratação, alterações metabólicas e fatores genéticos subjacentes. Uma boa hidratação, modificações na dieta, controle do diabetes e seguimento das recomendações médicas podem ajudar a reduzir esse risco em indivíduos com diabetes.