casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal

Uma pedra nos rins de 6 mm é considerada grande?

Uma pedra nos rins de 6 mm é considerada uma pedra de tamanho moderado. As pedras nos rins são normalmente medidas em milímetros (mm), e o tamanho de uma pedra nos rins pode variar de alguns milímetros a vários centímetros.

Cálculos menores que 4 mm geralmente conseguem passar pelo trato urinário sem causar problemas. Pedras entre 4 e 6 mm têm cerca de 50% de chance de passarem sozinhas. Pedras maiores que 6 mm têm maior probabilidade de ficar presas no trato urinário e causar problemas como dor, sangramento e infecção.

Se um cálculo renal for maior que 6 mm, seu médico poderá recomendar um tratamento para quebrar o cálculo ou removê-lo cirurgicamente. As opções de tratamento podem incluir:

* Litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO): Este é um tratamento não invasivo que utiliza ondas sonoras para quebrar a pedra nos rins em pedaços menores que podem ser eliminados pela urina.
* Nefrolitotomia percutânea (PCNL): Este é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que envolve fazer uma pequena incisão nas costas e usar um laser para quebrar a pedra nos rins.
* Ureteroscopia: Este é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que envolve o uso de uma pequena câmera para visualizar o interior do ureter e remover o cálculo renal.