casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Doença renal

Por que os órgãos devem ser preservados em solução especial antes do transplante?

Os órgãos devem ser preservados em uma solução especial antes do transplante para garantir que permaneçam viáveis ​​e funcionais durante o tempo em que estiverem fora do corpo. A solução, conhecida como solução de preservação ou solução de armazenamento de órgãos, fornece ao órgão os nutrientes e oxigênio necessários para manter sua estrutura e função adequadas. Também ajuda a prevenir danos causados ​​por mudanças de temperatura, desidratação ou outros fatores de estresse ambiental.

As soluções de preservação normalmente contêm uma mistura equilibrada de sais, glicose, oxigênio, antibióticos e outros componentes que simulam o ambiente natural do corpo. A composição da solução varia dependendo do órgão específico a ser preservado e da duração do armazenamento. A temperatura da solução também é cuidadosamente controlada para evitar danos nos tecidos.

Ao utilizar soluções de preservação, os órgãos podem ser armazenados por períodos variados, dependendo do órgão, antes de serem transplantados. Isso permite o transporte de órgãos entre diferentes locais, proporcionando maior flexibilidade no transplante de órgãos e aumentando as chances de sucesso nas cirurgias de transplante.